Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntunes, Mara Rubia
dc.creatorLehnhard, Greice Rosso
dc.date.accessioned2017-01-18T14:14:29Z
dc.date.available2017-01-18T14:14:29Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2579
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2012.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectAluno com deficiênciapor
dc.titleAluno com deficiência física nas aulas de Educação Física: discussões sobre a inclusão escolarpor
dc.title.alternativeStudent with physical disabilities Physical Education in schools: discussions on school inclusioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo discutir como ocorre a inclusão de aluno com deficiência física em aulas de Educação Física. O grupo foi composto por onze alunos e pela professora responsável pelas aulas de Educação Física de uma classe do 1º ano do ensino regular de uma escola pública estadual de ensino regular da cidade de Santa Maria/RS. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: observações e entrevistas. As observações analisaram se as atividades favoreceram a inclusão, como o aluno com deficiência física participava e a relação entre os alunos durante as atividades. As entrevistas foram compostas por três roteiros: uma para o aluno com deficiência física; um para alunos sem deficiência e o terceiro para a professora. Os dados foram analisados através de três categorias: I. A participação do aluno com deficiência física nas aulas de Educação Física; II. A percepção dos alunos acerca da participação do aluno com deficiência física nas aulas de Educação Física; III. A percepção da professora acerca da participação do aluno com deficiência física nas aulas de Educação Física. Pode-se observar que a inclusão do aluno com deficiência física é favorecida nas aulas de Educação Física, mas na maioria das atividades tem auxílio da professora que relatou algumas dificuldades no planejamento das aulas. Os alunos relacionam-se bem, mas ainda são necessárias mudanças no intuito de consolidar a inclusão na turma.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples