Lições e pedagogias culturais no youtube endereçadas aos/às jovens: outras configurações da pedagogia no contemporâneo
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Data
2022-06-01Primeiro coorientador
Pozzobon, Marta Cristina Cezar
Primeiro membro da banca
Couto, Regina Célia do
Segundo membro da banca
Garré, Bárbara Hees
Terceiro membro da banca
Tomazetti, Elisete Medianeira
Quarto membro da banca
Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Essa tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 - Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas
interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), pela Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM) e tem por tema Pedagogias Culturais, Juventudes e Cultura Digital. O objetivo geral da
pesquisa é: investigar, problematizar e analisar como o YouTube atua como uma instituição pedagógica
imaterial com suas lições pedagógicas contidas nos discursos dos/as youtubers endereçadas aos/às
jovens na contemporaneidade. A tese foi desenvolvida a partir de dois argumentos: a) o YouTube, na
confluência da modernidade líquida e da sociedade de controle emerge como uma instituição pedagógica
imaterial que atua na subjetivação e condução dos sujeitos juvenis, a partir de seus discursos e
mecanismos; b) há pedagogias culturais que operam por meio do YouTube e que se manifestam em
algumas lições, entre elas, aprender a ser jovem, e aprender a ser consumidor, encontradas a partir da
dispersão dos discursos endereçados aos/às jovens. A fundamentação teórica do estudo ancora-se em
autores/as vinculados/as aos Estudos Culturais em Educação e autores/as que analisam as
transformações na sociedade contemporânea, entre eles/as Zygmunt Bauman, Paula Sibilia, Michel
Foucault, Gilles Deleuze, Stuart Hall, Douglas Kellner, Henry Jenkins, Viviane Camozzato e outros/as.
A abordagem metodológica constituiu-se a partir da análise cultural, a partir do conceito de discurso
baseado em Michel Foucault como estratégia analítica e o olhar etnográfico proveniente da “etnografia
de tela”. A materialidade do estudo consistiu na descrição e transcrição de vinte e cinco vídeos do
YouTube, cinco de cada youtuber, considerados os mais influentes e populares do gênero vlog conforme
critérios estabelecidos durante a pesquisa: Felipe Neto, Júlio Cocielo, Nilce Moretto e Leon Martins,
Luba e Kéfera Buchmann. A heterogeneidade discursiva e as dispersões dos discursos encontrados no
vídeo foram analisadas como lições pedagógicas, mescla de conteúdos e estratégias discursivas
(narrativas sobre si dos/as youtubers, o papel do humor no entretenimento, e, em menor grau, os estilos
de vídeo e a colaboração em rede) das pedagogias culturais no YouTube. Duas lições são analisadas na
tese: ser jovem (e aprender a comportar-se como jovem) e ser consumidor (aprender a desejar e consumir
como jovem). Destaca-se também que o YouTube se configura um local pedagógico que opera, não
apenas unicamente por meio de suas lições, mas também pelas ações que desempenha como plataforma
digital da governamentalidade algorítmica. Os dados infra-individuais coletados pelos algoritmos são
usados para produzir perfis, antecipar necessidades e oferecer recomendações, guiando a ação dos
indivíduos através de uma coerção leve, distinta da disciplina moderna. As lições pedagógicas
constituídas nos discursos dos/as youtubers revelam o exercício que inaugura esta tese: perceber o
YouTube como uma instituição pedagógica que, por seus algoritmos, funções, influenciadores/as,
estratégias discursivas e lições, educam (para o “bem ou o mal”) a juventude contemporânea. O
YouTube, é feito por jovens e para jovens, com conteúdo que serve para ser consumido e incitar cada
vez mais o consumo, tendo o/a jovem como produtor e disseminador de discursos e fruto desses mesmos
discursos.
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