O docente surdo no ensino superior: desafios da comunicação
Resumo
Esta Monografia decorre do Curso de Especialização em Gestão Educacional, Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria. Aborda o tema “O docente surdo no Ensino Superior: Desafios da Comunicação”, tendo como objetivo conhecer os desafios enfrentados pelos docentes surdos no Ensino Superior no que diz respeito à Gestão Educacional. A pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa teve como participantes do estudo, três docentes surdos atuantes na Educação Superior. Os dados foram analisados no contexto da Gestão Educacional e Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Os resultados apontaram que o profissional surdo apresenta um perfil de auto reconhecimento da própria língua - Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os três docentes surdos participantes se colocaram como bilíngues, ou seja, utilizam duas línguas (LIBRAS e Português). Ainda reforçam que o docente surdo possui identidade própria e que o reconhecimento da sua primeira língua materna, Libras, como língua oficial do sujeito surdo, trouxe mudanças significativas para o docente surdo dentro das instituições de Ensino Superior, quanto à comunicação e interação com docentes ouvintes.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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