Violência na/da escola: entre análise de práticas escolares e produção de sujeitos
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Data
2020-10-20Primeiro membro da banca
Costa, Joacir Marques da
Segundo membro da banca
Scott Junior, Valmor
Metadata
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Esta Dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2), articulada com os estudos sobre políticas de inclusão desenvolvidos no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (GEPE), tendo, como tema, a violência na/da escola. Foi o entrelaçamento entre vida profissional e acadêmica que me possibilitou colocar em suspenso algumas representações que habitavam o meu pensar sobre formas de violência no contexto escolar. Inicialmente, a partir registros em um caderno de memórias, fui instigada a sistematizar algumas informações sobre o contexto escolar e o entorno da escola, a fim de confirmar ou não o discurso sobre violência na escola, onde foi realizada a pesquisa. Esse movimento possibilitou a delimitação do meu problema de pesquisa: quais sentidos de violência são produzidos, legitimados e reproduzidos nas interações sociais das práticas escolares? E o objetivo geral: identificar os sentidos de violência que predominam nas interações sociais das práticas escolares. Metodologicamente, o trabalho de investigação desenvolveu uma análise dos fragmentos retirados dos livros de atas, nos quais estão registradas as narrativas escolares identificadas como formas de violências que ocorrem na/da escola e que me possibilitaram: a) buscar os sentidos de violência escolar nos registros dos acontecimentos que compõem os documentos escolares; b) identificar recorrências discursivas nos documentos escolares que colaboram para a produção, reprodução e legitimação da violência na e da escola; c) colaborar com um roteiro investigativo para produção de dados por onde se façam escolhas na formulação de políticas públicas e práticas de gestão, acompanhamento e registro do cotidiano escolar inclusivas, justas e democráticas nos sistemas de educação e escolas. No desenvolvimento do trabalho investigativo e para a compreensão sobre a concepção de violência na escola, encontrei estudiosos que vêm se ocupando do tema e retomei os estudos que havia feito para o Projeto de Qualificação, a partir da elaboração de um panorama a respeito do que vem sendo produzido sobre o tema, onde olhei para estudos, pesquisas acadêmicas, programas do Governo Federal e dados estatísticos produzidos no Brasil. Dos materiais, emergiram duas unidades analíticas e conclusivas: a violência na escola como efeito da enunciação da violência no seu entorno social; e a violência da escola como reprodução nos atos pedagógicos de um a priori enunciativo sobre os sujeitos e seus contextos. A conclusão e o produto desta investigação foram um roteiro para que escolas/redes/sistemas escolares possam encontrar caminhos para pensar as práticas/produção de um discurso-verdade-naturalizado sobre a violência na escola e sobre a violência da escola, tendo em vista os modos como enunciam os/as estudantes, famílias e comunidades e operando em um contexto escolar, que pode incorrer num modo equivocado de leitura sobre os sujeitos e, por isso, produzir práticas de violência.
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