dc.contributor.advisor | Costa, Fátima Terezinha Lopes da | |
dc.creator | Lopes, Maria Aparecida Lisboa | |
dc.date.accessioned | 2017-01-25T11:36:57Z | |
dc.date.available | 2017-01-25T11:36:57Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2602 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study sought to examine how professionals related to special education,
have developed the educational work of the teaching-learning with students with
special educational needs, in classes of elementary education, early years. We tried
to understand the difficulties and limitations encountered by teachers in their teaching
with special students and to identify possible alternatives built on these difficulties
coping. The work is divided into two main chapters, the first stands out to inclusion
and educational practices, which includes the literature (School Inclusion, inclusive
educational practices and teaching and learning, Special Education and Public
Policy, The teacher continued an inclusive vision) in the second chapter is part of the
field research and data analysis. As results, it was concluded that the professionals
involved in Special Education, must be valued, able to exercise integrated work with
the school community and the family of the student, taking new positions ahead of
the process of teaching and learning, adopting teaching practices more advanced
and inclusive. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Práticas educativas | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.title | Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais | por |
dc.title.alternative | Práticas education in special education classes in elementary schools, early years | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Januária, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho procurou analisar como os profissionais ligados à educação
Especial, têm desenvolvido o trabalho pedagógico do processo de ensinoaprendizagem
dos alunos com deficiência, em turmas de ensino fundamental, anos
iniciais. Buscou-se conhecer as dificuldades e limitações encontradas pelos
docentes na sua prática pedagógica com alunos especiais e identificar as possíveis
alternativas construídas no enfretamento dessas dificuldades. O trabalho está
dividido em dois capítulos principais, no primeiro destaca-se a inclusão e práticas
educativas, onde se insere a pesquisa bibliográfica (Inclusão Escolar, Práticas
educativas inclusivas e ensino aprendizagem, A Educação Especial e as Políticas
Públicas, A formação continuada de professores numa visão inclusiva) no segundo
capítulo se insere a pesquisa de campo e analise dos dados. Como resultado da
pesquisa, concluiu-se que os profissionais ligados à Educação Especial, precisam
ser valorizados, capacitados, exercer um trabalho integrado com a comunidade
escolar e a família do aluno, tomando novas posições diante do processo de ensinoaprendizagem, adotando práticas pedagógicas mais evoluídas e inclusivas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |