dc.contributor.advisor | Ristow, Simaia Zancan | |
dc.creator | Lacava, Aline Vianna | |
dc.date.accessioned | 2017-01-25T14:14:44Z | |
dc.date.available | 2017-01-25T14:14:44Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2608 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escola inclusiva | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Necessidades educacionais especiais | por |
dc.subject | Dança | por |
dc.title | A dança como fator de inclusão no ambiente escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Pelotas, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se ao estudo sobre quatro alunos com Necessidades
Educacionais Especiais de uma turma de currículo formada por 20 alunos que
frequentam o projeto extra-classe de dança, denominado Grupo Movimento. Este
estudo realizou-se no ano de 2009, na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Bibiano de Almeida. Tendo como objetivo principal analisar se houve mudança no
comportamento desses alunos que freqüentam o projeto e identificar sua influência
nesse desenvolvimento. Destaca-se como alguns objetivos específicos deste
trabalho, que tem como foco os alunos com Necessidades Educacionais Especiais,
se a dança desenvolveu a socialização com os demais colegas;se melhorou sua
auto-estima, tornando-os mais seguros em suas atividades;se estimulou a melhoria
de seus movimentos e posturas em seu cotidiano;se ajudou a promover a sua
criatividade, desenvolvendo mais sua autonomia.Os instrumentos de pesquisa para
analisar esses alunos foram observações, filmagens e entrevistas com os mesmos.A
abordagem metodológica é a qualitativa, ou seja, parte de questionamentos, é
subjetiva e exploratória, tendo o caráter descritivo, pois se baseia em entrevistas e
observações. Este estudo está baseado na idéia dos autores: Marques, Nanni,
Verderi dentre outros. A dança é um suporte significativo para a aprendizagem
cognitiva, psicomotora e social em relação aos alunos com necessidades
educacionais especiais. Portanto, o trabalho destaca a importância dos projetos
extra-classe para que a inclusão se efetue cada vez mais nas instituições escolares. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |