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dc.contributor.advisorRistow, Simaia Zancan
dc.creatorLacava, Aline Vianna
dc.date.accessioned2017-01-25T14:14:44Z
dc.date.available2017-01-25T14:14:44Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2608
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola inclusivapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispor
dc.subjectDançapor
dc.titleA dança como fator de inclusão no ambiente escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Pelotas, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se ao estudo sobre quatro alunos com Necessidades Educacionais Especiais de uma turma de currículo formada por 20 alunos que frequentam o projeto extra-classe de dança, denominado Grupo Movimento. Este estudo realizou-se no ano de 2009, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano de Almeida. Tendo como objetivo principal analisar se houve mudança no comportamento desses alunos que freqüentam o projeto e identificar sua influência nesse desenvolvimento. Destaca-se como alguns objetivos específicos deste trabalho, que tem como foco os alunos com Necessidades Educacionais Especiais, se a dança desenvolveu a socialização com os demais colegas;se melhorou sua auto-estima, tornando-os mais seguros em suas atividades;se estimulou a melhoria de seus movimentos e posturas em seu cotidiano;se ajudou a promover a sua criatividade, desenvolvendo mais sua autonomia.Os instrumentos de pesquisa para analisar esses alunos foram observações, filmagens e entrevistas com os mesmos.A abordagem metodológica é a qualitativa, ou seja, parte de questionamentos, é subjetiva e exploratória, tendo o caráter descritivo, pois se baseia em entrevistas e observações. Este estudo está baseado na idéia dos autores: Marques, Nanni, Verderi dentre outros. A dança é um suporte significativo para a aprendizagem cognitiva, psicomotora e social em relação aos alunos com necessidades educacionais especiais. Portanto, o trabalho destaca a importância dos projetos extra-classe para que a inclusão se efetue cada vez mais nas instituições escolares.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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