dc.contributor.advisor | Weingärtner, Thiago da Silva | |
dc.creator | Lima, Sony de Sousa Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2017-01-25T14:37:23Z | |
dc.date.available | 2017-01-25T14:37:23Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2609 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this article is to analyze some aspects of the use of
educational software in the promotion of educational learning for the deaf. In this
sense, the contributions made by educational media become valuable teaching tools
in the educational process. For both, this theoretical article and used as tools for
qualitative data collection online survey conducted in selected sites that address and
from which it came to understanding the role of educational software and its
influence on special education, and it was chosen four educational software,
LOGO, SIGN TALK, TELEMATICS and SELOS. The objective of this article is
to analyze the possibility of having a deaf from learning more effective use of
educational software. As a guiding questions have been: How new technologies
could facilitate the education of the deaf? And as these technologies are being used
to promote meaningful learning for the deaf? Upon completion of this work, I
propose a questioning about the contributions of educational software in deaf
education by comparing them with proposals for inclusion. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Tecnologia da informação | por |
dc.subject | Softwares educacionais | por |
dc.title | Tecnologias da informação e comunicação na educação especial (surdos) | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Feira de Santana, BA, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | A proposta do presente artigo é analisar alguns aspectos referentes à
utilização de softwares educacionais na promoção de aprendizagem educativa para
os surdos. Nesse sentido, as contribuições dadas pelas mídias educacionais passam
a ser instrumentos pedagógicos de grande valia no processo educacional. Para
tanto, esse artigo de cunho teórico e qualitativo utilizou como instrumentos de
coleta de dados a pesquisa online realizada em sites selecionados que abordam o
tema e a partir da qual se chegou a compreensão do papel dos softwares educativos
e suas influências na educação especial, e para isso foram escolhidos quatro
softwares educacionais, LOGO, SIGN TALK, TELEMÁTICA e SELOS. O
objetivo deste artigo é analisar a possibilidade dos surdos terem uma aprendizagem
mais eficaz a partir da utilização de softwares educativos. Como questões
norteadoras têm-se: De que maneira as novas tecnologias poderão facilitar a
educação dos surdos? E como essas tecnologias estão sendo utilizadas para
promover uma aprendizagem significativa para os surdos? A partir da realização
desse trabalho, proponho uma problematização sobre as contribuições dos
softwares educacionais na educação de surdos confrontando-as com as propostas de
inclusão. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |