Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDepexe, Sandra Dalcul
dc.contributor.advisorBitencourt, João Vitor da Silva
dc.creatorPinho, Amanda de Oliveira
dc.date.accessioned2022-09-14T16:36:33Z
dc.date.available2022-09-14T16:36:33Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26175
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, RS, 2022.por
dc.description.abstractEn este trabajo presentamos, como objetivo central, la creación del segundo volumen de la colección de libros didácticos de Artes Visuales, con el tema “Colores”, dirigido al público de estudiantes de 13 a 17 años o de Enseñanza Básica II y Bachillerato. . Como objetivos específicos, buscamos: a) desarrollar el formato y pensar opciones gráficas, para ser creativos y dinámicos; b) relacionar los aspectos materiales y visuales con el contenido; c) cumplir con los principios de accesibilidad del color. Como base metodológica para la elaboración del proyecto se realizó una investigación sobre Proyectos Experimentales de Trabajo de Conclusión de Curso similar al propuesto en este trabajo, así como un análisis gráfico del Libro Didáctico Público - Artes - Bachillerato, 2da edición de la Secretaría de Educación del Estado de Curitiba, siguiendo los parámetros de: a) formato y tamaño de página; b) diseño y cuadrícula; c) tipografía; d) iconografía; e) color; f) accesibilidad. El producto creado pretendía ser un recurso auxiliar para la enseñanza de las Artes Visuales, gráficamente interesante y estimulante para el estudio, compuesto por libro teórico, infografía, insertos y material para la experimentación con pinturas y pincel.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectMaterial auxiliarpor
dc.subjectCorpor
dc.subjectAcessibilidade em corespor
dc.subjectFormatopor
dc.subjectArtes visualesspa
dc.subjectColorspa
dc.subjectAccesibilidad del colorspa
dc.titleAs cores do mundo: criação de recurso auxiliar ao ensino sobre corespor
dc.title.alternativeLos colores del mundo: creación de un recurso de ayuda a la enseñanza de los coloresspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Produção Editorialpor
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos, como objetivo central, a criação do segundo volume da Coleção de Livros de Artes Visuais, com a temática “Cores”, voltado para o público de estudantes com faixa etária de 13 a 17 anos ou do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Como objetivos específicos, buscamos: a) desenvolver o formato e pensar nasescolhas gráficas, a fim de ser criativo e dinâmico; b) relacionar os aspectos materiais e visuais com o conteúdo; c) atender aos princípios de acessibilidade em cores. Como base metodológica para a elaboração do projeto foram realizadas pesquisas de Projetos Experimentais de Trabalho de Conclusão de Curso similares ao proposto neste trabalho, assim como uma análise gráfica do Livro Didático Público - Artes - Ensino Médio, 2ª edição da Secretária de Educação do Estado de Curitiba, seguindo os parâmetros de: a) formato e tamanho da página; b) layout e grid; c) tipografia; d) iconografia; e) cor; f) acessibilidade. O produto criado atentou ao intuito de ser um recurso auxiliar ao ensino de Artes Visuais, interessante graficamente e estimulante ao estudo, sendo composto por um livro teórico, infográfico, encartes e material para experimentação com tintas e pincel.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto