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dc.contributor.advisorPicolotto, Everton Lazzaretti
dc.creatorBremm, Cristina
dc.date.accessioned2017-02-01T11:12:46Z
dc.date.available2017-02-01T11:12:46Z
dc.date.issued2015-12
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2622
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis paper tries to understand how the historical process of nucleation from the school system of education in São Paulo das Missões happened, situated in the northwest Rio Grande do Sul state. The research procedures consisted in bibliographic research about authors and papers that talk about the educational theme; in documentary search, collecting the annual enrollment number of students who studied in 24 rural/camp schools of the municipal school system, and research in legislative sources (laws, decrees); and field research in undertaking 14 semistructured interviews with managers, former teachers and alumni from multigrade schools/classes, directors, one community leader, students from the rural/camp schools and alumni of these schools that actually enroll in the public school at the city. It was found that there have been improvements in spending and investments with the municipal education, in work qualification and in teacher training. However, there has been no diversifications in the contents and in the curricular structure, being that education and the teachers of role-schools influence students to work and live in city. In communities affected by schools closures, it was found a decrease of youth participation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSocializaçãopor
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectNucleação escolarpor
dc.subjectSão Paulo das Missõespor
dc.subjectSocializationeng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectFrom camp educationeng
dc.subjectSchool nucleationeng
dc.titlePolíticas educacionais de nucleação das escolas rurais/do campo no município de São Paulo das Missões/RSpor
dc.title.alternativeEducation politics of nucleation rural/from camp schools in São Paulo das Missões/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender como se deu o processo histórico de nucleação do sistema escolar de ensino do município de São Paulo das Missões, localizado na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Os procedimentos de pesquisa consistiram na pesquisa bibliográfica com o levantamento de autores e trabalhos que versam sobre a temática da educação; na pesquisa documental, com o levantamento do número de matrículas anuais dos alunos que estudaram em 24 escolas rurais/do campo da rede municipal de ensino, e em fontes legislativas (leis, decretos); e na pesquisa de campo com a realização de 14 entrevistas semi-estruturadas com gestores, ex-professores e ex-alunos das escolas/classes multisseriadas, diretores, uma liderança comunitária, alunos das escolas rurais/do campo abertas e ex-alunos dessas escolas que atualmente estudam na escola estadual na cidade. Foi possível constatar que houve melhorias nos gastos e investimentos com a educação municipal, no trabalho e na formação dos docentes. Porém, não houve grandes diversificações nos conteúdos e na estrutura curricular, sendo que a educação e os professores das escolas-polo influenciam os alunos a trabalhar e viver na cidade. Nas comunidades afetadas pelo fechamento das escolas houve retração da participação juvenil.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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