dc.contributor.advisor | Picolotto, Everton Lazzaretti | |
dc.creator | Bremm, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2017-02-01T11:12:46Z | |
dc.date.available | 2017-02-01T11:12:46Z | |
dc.date.issued | 2015-12 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2622 | |
dc.description | Artigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This paper tries to understand how the historical process of nucleation from the school system
of education in São Paulo das Missões happened, situated in the northwest Rio Grande do Sul
state. The research procedures consisted in bibliographic research about authors and papers
that talk about the educational theme; in documentary search, collecting the annual enrollment
number of students who studied in 24 rural/camp schools of the municipal school system, and
research in legislative sources (laws, decrees); and field research in undertaking 14 semistructured interviews with managers, former teachers and alumni from multigrade
schools/classes, directors, one community leader, students from the rural/camp schools and
alumni of these schools that actually enroll in the public school at the city. It was found that
there have been improvements in spending and investments with the municipal education, in
work qualification and in teacher training. However, there has been no diversifications in the
contents and in the curricular structure, being that education and the teachers of role-schools
influence students to work and live in city. In communities affected by schools closures, it
was found a decrease of youth participation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Socialização | por |
dc.subject | Educação rural | por |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Nucleação escolar | por |
dc.subject | São Paulo das Missões | por |
dc.subject | Socialization | eng |
dc.subject | Rural education | eng |
dc.subject | From camp education | eng |
dc.subject | School nucleation | eng |
dc.title | Políticas educacionais de nucleação das escolas rurais/do campo no município de São Paulo das Missões/RS | por |
dc.title.alternative | Education politics of nucleation rural/from camp schools in São Paulo das Missões/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | Este trabalho busca compreender como se deu o processo histórico de nucleação do sistema
escolar de ensino do município de São Paulo das Missões, localizado na região noroeste do
estado do Rio Grande do Sul. Os procedimentos de pesquisa consistiram na pesquisa
bibliográfica com o levantamento de autores e trabalhos que versam sobre a temática da
educação; na pesquisa documental, com o levantamento do número de matrículas anuais dos
alunos que estudaram em 24 escolas rurais/do campo da rede municipal de ensino, e em
fontes legislativas (leis, decretos); e na pesquisa de campo com a realização de 14 entrevistas
semi-estruturadas com gestores, ex-professores e ex-alunos das escolas/classes multisseriadas,
diretores, uma liderança comunitária, alunos das escolas rurais/do campo abertas e ex-alunos
dessas escolas que atualmente estudam na escola estadual na cidade. Foi possível constatar
que houve melhorias nos gastos e investimentos com a educação municipal, no trabalho e na
formação dos docentes. Porém, não houve grandes diversificações nos conteúdos e na
estrutura curricular, sendo que a educação e os professores das escolas-polo influenciam os
alunos a trabalhar e viver na cidade. Nas comunidades afetadas pelo fechamento das escolas
houve retração da participação juvenil. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |