dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira | |
dc.creator | Borba, Juliana Severino de | |
dc.date.accessioned | 2017-02-01T11:13:21Z | |
dc.date.available | 2017-02-01T11:13:21Z | |
dc.date.issued | 2015-12 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2625 | |
dc.description | Artigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2016. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Fanzines | por |
dc.subject | Recurso didático | por |
dc.subject | Ensino de sociologia | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.title | A confecção de fanzines como recurso didático no ensino de Sociologia para o ensino médio | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | Os fanzines ou zines, se apresentaram para mim no final da década de 1990. Estas revistas artesanais proporcionaram aos adolescentes da época divulgarem suas ideias a cerca da política e cultura do Brasil deste período, transformando-se em grandes aliadas para os movimentos contraculturais e sindicalistas. Foi uma época de grandes discussões sobre políticas de privatização e reforma agrária. Certamente os adolescentes se valeram dos fanzines na construção de ideais e participação política. Esta esperiência reforça o objetivo deste trabalho de oportunizar aos alunos do Ensino Médio a reflexão acerca dos conteúdos ministrados em sala de aula na disciplina de Sociologia a partir da confecção de revistas artesanais – fanzines. Tendo em vista a escacez de material didático, específico na área das Ciências Sociais, com os fanzines, os alunos serão os próprios agentes da construção de conteúdos, a partir de teorias preconizadas pelo professor/supervisor, abrindo um espaço normamente reduzido para o diálogo e atuação cidadã. Os fanzines se apresentam como forma de experimentação de arte e conteúdo, de cidadania, ativismo político e ideológico que muitas vezes não é oportunizado aos alunos pelos conteúdos prontos e sistematizados nos currículos escolares do ensino médio. Esta troca de saberes entre professor e alunos busca a construção do conhecimento a partir da reflexão sobre as teorias Sociológicas que serão readaptadas através de colagens, fragmentos de texto, desenhos, poesia, etc, nas revistas criadas e confeccionadas pelos alunos, buscando desta forma, transceder o senso comum e a
simples reprodução de conteúdos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |