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dc.contributor.advisorFontoura, Lisandra Manzoni
dc.creatorVargas, Daniel de
dc.date.accessioned2022-09-30T12:15:21Z
dc.date.available2022-09-30T12:15:21Z
dc.date.issued2022-08-16
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26313
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Sistemas de Informação, RS, 2022.por
dc.description.abstractMicro and small companies are predominant in Brazil and abroad. Together, this size of companies is responsible for the greater employability of citizens, income generation and production of a country, in addition, it was essential for the recovery of nations during economic crises. Knowing this importance, governments and funding agencies have increasingly invested in them. However, micro and small companies are affected by the restriction of resources such as qualified labor, knowledge and, mainly, financial resources. To remain competitive, some resort to Information and Communication Technology, which often cause even more problems during or after the process of adopting these technologies. Little literature addresses the subject, making the problems faced in this process little known. The present work sought to identify and understand the problems that occur during or after the implementation of information and communication technology in micro and small companies and, also, what actions are used to solve, mitigate or transfer these problems, if any. Regarding the problems and solutions, we seek to understand their behavior over 21 years and whether the type of technology used, nationality of the companies, sector and section of activity of the companies is influenced. A systematic literature review was carried out, using the snowballing technique, retrieving works from 21 previous years, after data were extracted and tabulated and descriptive statistics were applied to reach the objective. 129 different problems were identified, divided into 12 categories. Solutions are even more neglected by the literature, with 48 different solutions that have been divided into 10 categories.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProblemas e soluçõespor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectMicro e pequenas empresaspor
dc.subjectProblems and solutionseng
dc.subjectInformation and communication technologyeng
dc.subjectMicro and small companieseng
dc.titleO lado obscuro da tecnologia da informação e comunicação em micro e pequenas empresas: problemas e soluçõespor
dc.title.alternativeThe dark side of information and communication technology in micro and small enterprises: problems and solutionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoAs micro e pequenas empresas são predominantes no Brasil e no exterior. Juntas, esse porte de empresas é responsável pela maior empregabilidade dos cidadãos, geração de renda e de produção de um país. Além disso, foi essencial para a recuperação das nações durante crises econômicas. Sabendo dessa importância, governos e agências de fomento tem investido cada vez mais nelas. Porém, as micro e pequenas empresas são acometidas pela restrição de recursos como de mão de obra qualificada, conhecimento e, principalmente, financeiros. Para manterem-se competitivas, algumas recorrem à Tecnologia da Informação e Comunicação, que muitas vezes acarretam ainda mais problemas durante ou após o processo de adoção dessas tecnologias. Pouca literatura aborda o assunto, fazendo com que os problemas enfrentados nesse processo sejam pouco conhecidos. O presente trabalho buscou, identificar e compreender os problemas que acontecem durante ou após a implantação de tecnologia de informação e comunicação em micro e pequenas empresas e, também, quais as ações usadas para solucionar, mitigar ou transferir esses problemas, quando houverem. A respeito dos problemas e soluções, buscamos entender seu comportamento ao longo de 21 anos e se há influência do tipo de tecnologia usada, nacionalidade das empresas, setor e seção de atuação das empresas. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura, usando a técnica snowballing, recuperando trabalhos de 21 anos anteriores, dos quais dados foram extraídos e tabulados e aplicado estatística descritiva para chegar ao objetivo. Foram identificados 129 problemas diferentes, divididos em 12 categorias. As soluções são ainda mais negligenciadas pela literatura, com 48 soluções diferentes que foram divididas em 10 categorias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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