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dc.contributor.advisorMartins, Cleber Ori Cuti
dc.creatorSoares, José Galdino Barreto
dc.date.accessioned2017-02-06T12:15:55Z
dc.date.available2017-02-06T12:15:55Z
dc.date.issued2017-01-20
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2635
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2017.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectGrêmio estudantilpor
dc.subjectPolitical perceptioneng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleOs estudantes e a política: a experiência dos grêmios estudantis em Santa Maria - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Sociais - Licenciaturapor
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa de caráter quantitativo cujo objetivo é detectar a percepção dos estudantes do Ensino Médio acerca da política e a sua compreensão sobre o papel do grêmio estudantil enquanto instancia representativa. A pesquisa foi realizada em duas escolas de Santa Maria – RS, uma da rede privada, localizada no Centro e outra da rede pública, situada na Região Oeste. Em termos de procedimentos metodológicos foi aplicado um questionários em 228 alunos, sendo 125 da escola pública e 103 da escola privada. As questões foram divididas em dois blocos, um de caráter amplo buscando verificar como os estudantes percebem a relevância ou não da política; o seguinte tratou de temas específicos sobre a relação dos estudantes com a sua entidade representativa, o grêmio. Em termos teóricos, este artigo opera com a concepção de que a percepção positiva sobre a importância da política tende a gerar um envolvimento mais efetivo com as instituições políticas, levando em conta duas abordagens que integram a Teoria Democrática. A primeira, em termos gerais, compreende a democracia como um processo centrado em instituições, enfatizando os elementos procedimentais combinados com contextos amplos de direitos políticos e liberdades. A segunda abordagem, por sua vez, considera que o envolvimento e a participação política, não apenas de caráter formal, são essenciais para a tomada de decisões comuns, menos hierarquizadas, e mais horizontais. A análise dos dados indica que tanto os estudantes da escola pública, quanto os alunos da escola privada, percebem a política e o grêmio estudantil como algo importante. Todavia, o seu envolvimento com o grêmio estudantil, majoritariamente, restringe-se às estruturas decisórias formais, ou seja, por meio dos processos eleitorais (pelo voto). Ainda que a maioria dos entrevistados (78,6%) revele considerar a política como algo importante, a sua relação com o grêmio estudantil é procedimental. O estudo também indica que não há diferenças importantes entre a percepção sobre a política e o papel do grêmio estudantil, considerando os estudantes da escola privada e da pública.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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