dc.contributor.advisor | Ghilardi, Wanderlei José | |
dc.creator | Silva, Luani Moura da | |
dc.date.accessioned | 2022-10-10T10:55:04Z | |
dc.date.available | 2022-10-10T10:55:04Z | |
dc.date.issued | 2018-07-03 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26397 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2018 | por |
dc.description.abstract | The objective of this study is to analyze the entrepreneurial intention of undergraduate students of the Course of Accounting Sciences of the Federal University of Santa Maria. For this, the research is classified as quantitative, descriptive and survey. Data collection was done through the Entrepreneurial Intention Questionnaire (QIE) by Liñán and Chen (2009), validated in Brazil by Hecke (2011). The questionnaire was applied to a population of 392 students, regularly enrolled in the course, the sample included 202 questionnaires, with respondents distributed from the first to the tenth semester. The results indicate that the students' intention to undertake is low, this result was reinforced through Pearson's correlation. Students who participated in subjects related to entrepreneurship, those who were working and those who were attending at night showed an intention to undertake higher in relation to the others. When analyzing the entrepreneurship intention per semester, it was verified that in the last year, especially in the last semester, the students presented very low values of entrepreneurial intention in comparison with the other semesters. The contribution of the study is in the conclusion that the students researched, in general, do not aim to undertake, in this sense, it is incumbent on a greater incentive, motivation and promotion of the entrepreneurial behavior in the respective course. The study was limited to the application of the cross-sectional questionnaire. For future studies it is suggested to conduct interviews with the students in order to bring the particularities of the intention to undertake, in addition to carrying out the research periodically, in order to follow the development of a more entrepreneurial behavior. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Emprendedorismo | por |
dc.subject | Comportamento empreendedor | por |
dc.subject | Intenção empreendedora | por |
dc.subject | Entrepreneurship | eng |
dc.subject | Entrepreneurial behavior | eng |
dc.subject | Entrepreneurial intention | eng |
dc.title | Intenção empreendedora: um estudo com alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis da UFSM | por |
dc.title.alternative | Entrepreneurship intention: a study with graduation students of the UFSM Accounting Science course Inglês | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é analisar a intenção empreendedora dos alunos de graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Para isso, a pesquisa é classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento. A obtenção dos dados foi feita por meio do Questionário de Intenção Empreendedora (01E) de Liñán e Chen (2009), validado no Brasil por Hecke (2011). O questionário foi aplicado à uma população de 392 estudantes, regularmente matriculados no curso, a amostra contemplou 202 questionários, com respondentes distribuídos do primeiro ao décimo semestre. Os resultados apontam que a intenção dos alunos em empreender é baixa, esse resultado foi reforçado por meio da Correlação de Pearson. Os alunos que participaram de disciplinas relacionadas ao empreendedorismo, os que estavam trabalhando e os que estavam cursando no período noturno apresentaram uma intenção em empreender mais elevada em relação aos demais. Ao analisar a intenção empreendedora por semestre, verificou-se que no último ano, especialmente no último semestre, os alunos apresentaram valores muito baixos de intenção empreendedora em comparação com os demais semestres. A contribuição do estudo está na conclusão de que os alunos pesquisados, no geral, não almejam empreender, neste sentido, cabe um maior incentivo, motivação e promoção do comportamento empreendedor no respectivo curso. O estudo limitou-se a aplicação do questionário com corte transversal. Para estudos futuros sugere-se realizar entrevistas com os alunos de modo a trazer, com maior profundidade, as particularidades referentes à intenção de empreender, além de realizar a pesquisa periodicamente, afim de acompanhar o desenvolvimento de um comportamento mais empreendedor. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |