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dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorSilva, Valmir da
dc.date.accessioned2014-05-28T14:35:42Z
dc.date.available2014-05-28T14:35:42Z
dc.date.issued2011-03-03
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/263
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis work brings elements Monograph of the pedagogical project of the Education Course/EaD/UFSM. Given the educational policies of the Brazilian government, which from the guidelines of the National Education Plan - PNE and Plan of Educational Development - PDE outlined goals to ensure access to public higher education in Brazil, for it created the Open University Brazil - UAB. In the first chapter we address the major legislation that formalized the rules of the Open University of Brazil - Decree 5.622/05 and 5.800/06 highlighting its relevance to current social and political context. In this same chapter we highlight the implementation of distance education as a means of teaching the Law of Directives and Bases of National Education LDB/96, as well as the resolutions that defined it as continuous mode in the Brazilian educational system. In the second chapter we present reflections on the pedagogical and implementation of the Education Course/EaD/UFSM. Moreover, we point to the avoidance by the number of students enrolled in different semesters of course offerings through three ongoing, at the first offer of 280 freshmen in the first half of 2008 until the second half of 2010, 68 escaped representing 24.28% . In the second offering of 260 students enrolled in the first half of 2009 until the second half of 2010, 30 escaped totaling 21.15%. And the third offering of 177 pupils enrolled in the first half of 2010 until the second half of 2010, escaped 2008 totaling 4.51%. The final consideration of the work they seek to balance the theoretical aspects of the system UAB with the practical management of the course, bringing thoughts on political and social issues in order to envision possibilities for Higher Education. Therefore, we believe we are contributing to the possible alternatives in the process of implementation and management courses in the distance mode offered by the Federal University of Santa Maria.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEaD (Educação a Distância)por
dc.subjectProjeto/implementaçãopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.titlePedagogia/EaD/UFSM: projeto e implementaçãopor
dc.title.alternativePedagogy/EaD/UFSM: design and implementationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho de Monografia traz elementos do projeto pedagógico do Curso de Pedagogia/EaD/UFSM. Tendo em vista as políticas educacionais do governo brasileiro, que a partir das diretrizes do Plano Nacional de Educação – PNE e do Plano de Desenvolvimento Educacional - PDE delineou metas para garantir acesso a Educação Superior pública no Brasil, para isso, criou o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. No primeiro capítulo abordamos as principais legislações que formalizaram a regulamentação da Universidade Aberta do Brasil - Decreto 5.622/05 e 5.800/06 destacando sua relevância para o contexto social e político atual. Neste mesmo capítulo destacamos a implementação da educação a distância como modalidade de ensino pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB/96, assim como, as resoluções que a definiram como modalidade permanente no sistema de ensino brasileiro. No segundo capítulo apresentamos reflexões sobre o projeto pedagógico e a implementação do Curso de Pedagogia/EaD/UFSM. Além disso, apontamos a evasão através do número de alunos matriculados nos diferentes semestres do Curso através das três ofertas em andamento, na primeira oferta dos 280 alunos ingressantes no primeiro semestre de 2008 até o segundo semestre de 2010, 68 evadiram representando 24,28%. Na segunda oferta dos 260 alunos matriculados no primeiro semestre de 2009 até o segundo semestre de 2010, 30 evadiram totalizando 21,15%. E na terceira oferta dos 177 alunos matriculados no primeiro semestre de 2010 até o segundo semestre de 2010, 08 evadiram totalizando 4,51%. As considerações finais do trabalho procuram ponderar os aspectos teóricos do sistema UAB com as práticas gestoras do Curso, trazendo reflexões sobre questões políticas e sociais a fim de visualizar possibilidades para a Educação Superior. Com isso, acreditamos estar contribuindo com possíveis alternativas no processo de implementação e Gestão dos cursos na modalidade a distância oferecidos pela Universidade Federal de Santa Maria.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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