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dc.contributor.advisorPeres, Paulo Edelvar Corrêa
dc.creatorLutz, Edela
dc.date.accessioned2017-02-21T13:12:46Z
dc.date.available2017-02-21T13:12:46Z
dc.date.issued2011-07-30
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2668
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe goal of this research is to investigate, under the point of view of environmental education, the perception of the actors involved in the Garabi-Itá project about the project and the participation of Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, and check the results of the recomposition of the riparian areas of arroio do Moinho. It was made a field research with observation of tree-planting areas, held a visit and applied a questionnaire to owners, teachers and ex-monitors. Garabi-Itá project on properties in which the school helped in planting, was considered positive by all actors involved in the search. Among the factors more noticeable by the owners, are less soil erosion, greater presence of birds, insects, reptiles and small mammals. All found satisfactory the participation of monitors in the project, and highlighted the importance of the role of school as motivating deployment projects in the community. It is relevant to the fact many ex-monitors have been motivated to participate in the project by colleagues, which shows the importance of training of leaders within the school, as motivators of environmental education activities. It was evident the understanding that there should be a collective commitment to solving the problems of arroio do Moinho, for the improvement of water quality and restoration of riparian forest. The research also showed that need some encouragement for participation in environmental projects, because 50% of producers, 75% of teachers and 60% of the ex-monitors participate spontaneously, and the remainder only if it were invited, or obligation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecomposiçãopor
dc.subjectMata ciliarpor
dc.subjectProjetopor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titlePercepção dos atores envolvidos no Projeto Garabi-Itá sob o olhar da educação ambientalpor
dc.title.alternativeGarabi-Itá project: perception of the actors involved under the point of view of environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é investigar, sob o olhar da educação ambiental, a percepção dos atores envolvidos no Projeto Garabi-Itá sobre o mesmo e sobre a participação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, além de verificar os resultados da recomposição da mata ciliar do arroio do Moinho. Foi efetuada uma pesquisa de campo com observação das áreas de plantio de árvores, realizada uma visita e aplicado um questionário aos proprietários, professores e ex-monitores. O Projeto Garabi-Itá, nas propriedades em que a Escola auxiliou no plantio, foi considerado positivo por todos os atores envolvidos na pesquisa. Entre os fatores mais perceptíveis pelos proprietários, estão a menor erosão do solo, maior presença de pássaros, insetos, répteis e pequenos mamíferos. Todos consideraram satisfatória a participação dos monitores e destacaram a importância do papel da escola como motivadora na implantação de projetos na comunidade. É relevante o fato de muitos ex-monitores terem sido motivados a participar do Projeto por colegas, o que mostra a importância da formação de líderes dentro da Escola, como motivadores de ações de educação ambiental. Ficou evidente a compreensão de que deve haver um envolvimento coletivo para a resolução dos problemas do arroio do Moinho, em relação à melhora da qualidade da água e à restauração da mata ciliar. A pesquisa também mostrou que é necessário algum estímulo para a participação em projetos ambientais, pois 50% dos produtores, 75% dos professores e 60% dos ex-monitores participariam de forma espontânea, e o restante somente se fosse convidado, ou obrigado.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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