Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCanto-Dorow, Thais Scotti do
dc.creatorLehmen, Mônica Cristina
dc.date.accessioned2017-02-21T15:45:49Z
dc.date.available2017-02-21T15:45:49Z
dc.date.issued2011-11-25
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2670
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe Environmental Education seeks through some environmental appreciation attitudes, solutions to minimize the actions of environmental degradation caused by human beings. Therefore, the present monograph aims to identify and analyze the elementary students´ knowledge about environmental problems, developing preservation practices and re-evaluating their perceptions after the conclusion of this work. The subjects of this study were 41 nine-year-old students, both at elementary grade, one group in 2nd year at Escola Estadual de Educação Básica Cônego Albino Juchem and the other one from the 3rd year at Escola de Ensino Médio Monte das Tabocas, located in the city of Venâncio Aires/RS. The Environmental Education, besides being a research work, is considered a practice that must be included in our role as citizens inserted in a conscious society. The importance of this study can be summarized as a fact of instigating children to notice their present environment and act on it to decrease environmental problems, analyzing, practicing and re-evaluating all good attitudes we should have with our environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.titlePercepções e práticas de educação ambiental em escolas de ensino fundamental no município de Venâncio Aires/RSpor
dc.title.alternativePerceptions and practices of environmental education in elementary schools in the city of Venâncio Aires/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA Educação Ambiental busca por atitudes de valorização do meio ambiente, soluções para minimizar as ações de degradação produzidas pelo ser humano. Portanto, a presente monografia objetiva identificar e analisar o conhecimento dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, sobre a problemática ambiental, desenvolver práticas de preservação do meio ambiente e reavaliar suas percepções após o término do trabalho. Os sujeitos deste estudo foram 41 alunos, de 9 anos, ambos do ensino fundamental, de uma turma do 2º ano da escola Estadual de Educação Básica Cônego Albino Juchem e do 3º ano da Escola de Ensino Médio Monte das Tabocas, localizadas na cidade de Venâncio Aires/RS. A Educação Ambiental no Ensino Fundamental, além de um trabalho de pesquisa, é considerada uma prática que deve fazer parte do nosso currículo, como cidadãos inseridos em uma sociedade consciente. A relevância deste estudo pode sumarizada pelo fato de instigar a criança a perceber seu ambiente real e agir sobre ele para minimizar os problemas ambientais, analisando, praticando e reavaliando as boas ações que devemos ter para com o nosso meio ambiente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples