dc.contributor.advisor | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.creator | Lagemann, Justina Ubessi | |
dc.date.accessioned | 2017-02-22T14:23:27Z | |
dc.date.available | 2017-02-22T14:23:27Z | |
dc.date.issued | 2011-01-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2676 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work has as objective to accomplish a reflexive study about the relationship
among family and school and that forms that relationship it can interfere in the
development of the learning. The presence of the family in the child's sociability is
fundamental, because this is the beginning of the social interactions with the context
the one that it is inserted. The study presents concepts that lead to reflection about
the real sense of the school and educators in the process of teaching and learning.
This subject approaches some thoughts and visions of different authors regarding the
family in the educational context, the paper of the school in the society, as well as
referring subjects teach and learning. For the accomplishment of this work qualitative
research was used with bibliographical consultation. It was verified that the parents'
participation in the school, as well as the accompaniment and incentive to the
children's pedagogic activities contribute to a development and satisfactory learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizado | por |
dc.subject | Estímulo familiar | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | Escola e família: implicações no desenvolvimento da aprendizagem | por |
dc.title.alternative | School and family: implications in the development of the learning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo reflexivo sobre a relação entre
família e escola e de que forma essa relação pode interferir no desenvolvimento da
aprendizagem. A presença da família na sociabilidade da criança é fundamental,
pois este é o início das interações sociais com o meio a que está inserida. O estudo
apresenta conceitos que levam à reflexão acerca do sentido da escola e dos
educadores no processo de ensino e aprendizagem. Sobre essa temática abordamse
alguns pensamentos e visões de vários autores sobre a família no contexto
educacional, o papel da escola na sociedade, bem como questões referentes a
ensino e aprendizagem. Para a realização deste trabalho foi utilizada pesquisa
qualitativa com consulta bibliográfica. Constatou-se que a participação dos pais na
escola, bem como o acompanhamento e estímulo às atividades pedagógicas dos
filhos contribuem para um desenvolvimento e aprendizado satisfatórios. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |