dc.contributor.advisor | Noguera, Jorge Orlando Cuéllar | |
dc.creator | Limberger, Daniela Cristina Haas | |
dc.date.accessioned | 2017-02-23T12:04:01Z | |
dc.date.available | 2017-02-23T12:04:01Z | |
dc.date.issued | 2012-03-24 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2681 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The waste generation organic food present in garbage increases, making its
collection and disposal, is a difficult problem, with consequent risks for soil and
water and implications at the quality of life. As an alternative to minimize this
problem, there is the process of composting on a small scale. The composting
allows for ideal destination for the waste material, acting at the source, the
residences. Also contributes to the reduction of the original volume of waste
without the need of transport. Avoids environmental degradation and enable to
obtain fertilizers. Thus, composting also servers as na important tool for
environmental education because the generator itself monitors the stages of
production and its results and therefore has great potential to spread among the
population. This work represents na environmental education project conducted
with a group of seniors in the Santa Cruz do Sul, Brazil. It was developed with the
aim of this community involve in environmental issues, especially on issues
involving inadequate waste disposal. The work of composting was presented as
an alternative for the treatment of solid organic food waste generated by them. It
was possible to enhance the practice of composting, providing anenvironmental
work together, resulting in the treatment of solid wastein addition to
the environmental awareness. The treatment resulted in a product used as organic
fertilizer in their own homes. The compost proved to be an effective tool in the
dissemination of environmental education to groups of seniors. This was
verified by the receptivity of the guidelines since most of the group had been
practicing since long before speaking in environmental separating waste and
composting. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Compostagem | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Lixo domiciliar | por |
dc.title | Processo de compostagem doméstica como instrumento de educação ambiental para a terceira idade | por |
dc.title.alternative | Home composting process as a tool for environmental education for the elderly | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Devido ao consumo exacerbado, a geração de resíduos orgânicos
alimentares presentes no lixo domiciliar aumenta, fazendo com que sua coleta e
disposição final sejam um problema de difícil solução, com consequentes riscos
de poluição do solo e das águas e implicações na qualidade de vida da
população. Como alternativa para minimização deste problema, destaca-se o
processo de compostagem em pequena escala, que possibilita destino adequado
para o material descartado, atuando na fonte geradora, as residências,
contribuindo para a redução do volume original de resíduos, sem necessidade de
transporte, além de evitar a degradação ambiental e permitir a obtenção de
fertilizantes. Assim, a compostagem também atua como uma importante
ferramenta de educação ambiental à medida que o próprio gerador acompanha as
fases de produção e seus resultados e por isso tem grande potencial de
disseminação junto à população. Este trabalho corresponde a um projeto de
Educação Ambiental realizado com um grupo de terceira idade na cidade de
Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, desenvolvido com intuito de envolver esta
comunidade nas questões ambientais, principalmente na problemática que
envolve a inadequada disposição de resíduos. O trabalho de compostagem foi
apresentado ao grupo, como alternativa que possibilita o tratamento dos resíduos
sólidos orgânicos alimentares gerados nas residências de cada indivíduo e pelo
grupo durante suas reuniões-almoço. Foi possível intensificar a prática de
compostagem, com envolvimento dos participantes, proporcionando um trabalho
ambiental em conjunto e tendo como consequência o tratamento do resíduo
sólido, desvio destes do aterro controlado, além da conscientização ambiental. O
tratamento resultou em um produto utilizado como adubo orgânico nas próprias
residências. A compostagem mostrou-se uma ferramenta eficaz na difusão da
Educação Ambiental para grupos de terceira idade, verificada pela receptividade
das orientações já que a maior parte do grupo já praticava desde muito antes de
se falar em Educação Ambiental a separação do lixo e a compostagem
doméstica. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |