Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNoguera, Jorge Orlando Cuéllar
dc.creatorLimberger, Daniela Cristina Haas
dc.date.accessioned2017-02-23T12:04:01Z
dc.date.available2017-02-23T12:04:01Z
dc.date.issued2012-03-24
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2681
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe waste generation organic food present in garbage increases, making its collection and disposal, is a difficult problem, with consequent risks for soil and water and implications at the quality of life. As an alternative to minimize this problem, there is the process of composting on a small scale. The composting allows for ideal destination for the waste material, acting at the source, the residences. Also contributes to the reduction of the original volume of waste without the need of transport. Avoids environmental degradation and enable to obtain fertilizers. Thus, composting also servers as na important tool for environmental education because the generator itself monitors the stages of production and its results and therefore has great potential to spread among the population. This work represents na environmental education project conducted with a group of seniors in the Santa Cruz do Sul, Brazil. It was developed with the aim of this community involve in environmental issues, especially on issues involving inadequate waste disposal. The work of composting was presented as an alternative for the treatment of solid organic food waste generated by them. It was possible to enhance the practice of composting, providing anenvironmental work together, resulting in the treatment of solid wastein addition to the environmental awareness. The treatment resulted in a product used as organic fertilizer in their own homes. The compost proved to be an effective tool in the dissemination of environmental education to groups of seniors. This was verified by the receptivity of the guidelines since most of the group had been practicing since long before speaking in environmental separating waste and composting.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCompostagempor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectLixo domiciliarpor
dc.titleProcesso de compostagem doméstica como instrumento de educação ambiental para a terceira idadepor
dc.title.alternativeHome composting process as a tool for environmental education for the elderlyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoDevido ao consumo exacerbado, a geração de resíduos orgânicos alimentares presentes no lixo domiciliar aumenta, fazendo com que sua coleta e disposição final sejam um problema de difícil solução, com consequentes riscos de poluição do solo e das águas e implicações na qualidade de vida da população. Como alternativa para minimização deste problema, destaca-se o processo de compostagem em pequena escala, que possibilita destino adequado para o material descartado, atuando na fonte geradora, as residências, contribuindo para a redução do volume original de resíduos, sem necessidade de transporte, além de evitar a degradação ambiental e permitir a obtenção de fertilizantes. Assim, a compostagem também atua como uma importante ferramenta de educação ambiental à medida que o próprio gerador acompanha as fases de produção e seus resultados e por isso tem grande potencial de disseminação junto à população. Este trabalho corresponde a um projeto de Educação Ambiental realizado com um grupo de terceira idade na cidade de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, desenvolvido com intuito de envolver esta comunidade nas questões ambientais, principalmente na problemática que envolve a inadequada disposição de resíduos. O trabalho de compostagem foi apresentado ao grupo, como alternativa que possibilita o tratamento dos resíduos sólidos orgânicos alimentares gerados nas residências de cada indivíduo e pelo grupo durante suas reuniões-almoço. Foi possível intensificar a prática de compostagem, com envolvimento dos participantes, proporcionando um trabalho ambiental em conjunto e tendo como consequência o tratamento do resíduo sólido, desvio destes do aterro controlado, além da conscientização ambiental. O tratamento resultou em um produto utilizado como adubo orgânico nas próprias residências. A compostagem mostrou-se uma ferramenta eficaz na difusão da Educação Ambiental para grupos de terceira idade, verificada pela receptividade das orientações já que a maior parte do grupo já praticava desde muito antes de se falar em Educação Ambiental a separação do lixo e a compostagem doméstica.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples