dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Soler, Caroline Alves | |
dc.date.accessioned | 2014-06-02T11:24:40Z | |
dc.date.available | 2014-06-02T11:24:40Z | |
dc.date.issued | 2009-12-18 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/268 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | El presente estudio propuso una reflexión acerca de la importancia del aprendizaje y enseñanza bilíngüe português/español desde los primeros grados de Educación Básica, buscando su contribución a la formación socio-cultural de los estudiantes. Este es un estudio bibliográfico que incluye cuestiones relativas a aspectos de la
Gestión Educativa y de la Gestión Escolar, bajo una perspectiva democrática,
interconectados a las cuestiones de la enseñanza y el aprendizaje bilingüe,
vinculado a las verdaderas necesidades y características de la institución escolar. A
través del análisis teórico, especialmente de Lev Vygotsky (2000, 1998), Heloisa
Luck (2006), entre otros, se cree que una escuela bilingüe contribuye a que sus
alumnos sean críticos y participativos en la sociedad, a fin de respetar y comprender
mejor las características de la cultura y costumbres ajenos a su nación. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Bilinguismo | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.title | Escola bilíngue português/espanhol no contexto da gestão educacional | por |
dc.title.alternative | Escuela bilíngue portugués/espanhol en el contexto de la gestión educacional | esp |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruzeiro do Oeste, PR, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo propôs uma reflexão da relevância do ensino e aprendizagem bilíngue português/espanhol desde as primeiras séries da Educação Básica, visando a sua contribuição na formação sócio-cultural do discente. Trata-se de um estudo bibliográfico que permeia questões inerentes aos aspectos da Gestão Educacional e da Gestão Escolar, sob uma perspectiva democrática, interligados às questões do ensino e aprendizado bilíngue, vinculando às reais necessidades e características da instituição escolar. Por meio da abordagem teórica, principalmente, de Lev Vygostsky (2000, 1998), Heloísa Luck (2006), entre outros, considera-se que uma escola bilíngue contribui para que seus alunos sejam críticos e participativos na sociedade, de modo a respeitar e compreender melhor as características da cultura e costumes alheios a sua nação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |