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dc.contributor.advisorWeise, Andreas Dittmar
dc.creatorPossebon, Fernanda da Rosa
dc.date.accessioned2017-03-02T19:01:24Z
dc.date.available2017-03-02T19:01:24Z
dc.date.issued2016-12-01
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2690
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2016.por
dc.description.abstractKnowing how to evaluate the strategies defined by companies of a Business cooperation network is a turning point for the development and growth of this new way of organization. Models most known as Matrix of Porter, Balanced Scorecard, BCG Matrix and Core Competence concept do not attend the needs of this complex cooperative format. In this context, this article has as objective the application of a strategic model proposed by Weise et al. (2010) wich adapts and attends the demands of the strategic cooperation management, in a company group which works with car sales and consortium in the state of Rio Grande do Sul. Based on the findings, it was possible to analyze the group and their partners strategic position. The analysis has enabled to verify that the company shows divergence in the strategies, since one of the six companies is found in a distant position compared to the others. To align the strategies and increase the performance and competitiviness, two scenarios were created. The first one suggests the exclusion of the distant positioned company and the cooperation progress as a whole, while the second scenario suggests improvement actions to the cooperation strategies, which has an option to keep all companies working as a group.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRedes de cooperação empresarialpor
dc.subjectModelo de cooperaçãopor
dc.subjectEstratégia de cooperaçãopor
dc.subjectCooperation networkeng
dc.subjectCooperation modeleng
dc.subjectCooperation strategyeng
dc.titleAplicação do modelo estratégico de cooperação: um estudo de caso em um grupo empresarial de revendas e consórcios de automóveis no Rio Grande do Sulpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopor
dc.description.resumoSaber como avaliar as estratégias definidas pelas empresas de uma Rede de cooperação empresarial é um ponto decisivo para o desenvolvimento e crescimento dessa nova forma de organização. Modelos mais conhecidos como Matriz de Porter, Balanced Scorecard, Matriz BCG e conceito de Core Competence não atendem as necessidades desse complexo formato Cooperativo. Inserido nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo a aplicação de um modelo estratégico proposto por Weise et al.(2010) que adapta e atende às necessidades da gestão estratégica de Cooperação, em um grupo de empresas que trabalham com revenda e consórcios de automóveis no Rio Grande do Sul. Com base nos resultados obtidos, foi possível analisar o posicionamento estratégico do Grupo e seus parceiros. A análise permitiu verificar que a Cooperação apresenta um desalinhamento nas estratégias, visto que uma das seis empresas encontra-se em um posicionamento distante das demais. Para alinhar as estratégias e aumentar o desempenho e competitividade da Cooperação, criaram-se dois cenários. O primeiro cenário sugere a exclusão da empresa distante e o avanço da Cooperação como um todo, enquanto o segundo cenário sugere ações de melhorias para a Cooperação que opta por manter todas as empresas atuando como Grupo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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