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dc.contributor.advisorGuterres, Clovis Renan Jacques
dc.creatorLazzaretti, Alcione
dc.date.accessioned2017-03-03T15:51:32Z
dc.date.available2017-03-03T15:51:32Z
dc.date.issued2010-12-11
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2707
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe present work analyzes the circumstances that have led to a gradual reduction of agricultural communities and their schools. We took as specific study object Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório – a countryside school located in Linha Savaris – Constantina-RS. The adopted methodology is of quantitativequalitative character, type case study, aiming at a detailed analysis of the school in question. The field work was carried out through an exhausting bibliographical revision and carried through by means of documentary analysis and application of questionnaires to students and teachers and oral reports by means of halfstructuralized interviews of members of the CPM (Parents and Teachers Commission), ex-principals, present principal and the municipal education coordinator. The analyses had shown that narrow links exist between the public policies to the agricultural sector and the Countryside Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectMST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)por
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectÊxodo ruralpor
dc.subjectDesenvolvimento ruralpor
dc.titleGestão escolar e escola do campo: o caso da E.M.E.F. General Osório - Constantina - RSpor
dc.title.alternativeThe school manegement and the countryside school: the case of Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório – Constantina - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho analisa as circunstâncias que vem conduzindo a uma redução progressiva de comunidades rurais e de suas escolas. Tomamos um objeto específico de estudo a Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório – Escola do Campo – de Linha Savaris – Constantina, RS. A metodologia adotada é de caráter quanti-qualitativa, tipo estudo de caso, visando uma análise detalhada da escola em questão. O trabalho de campo foi precedido de uma exaustiva revisão bibliográfica. O trabalho de campo foi realizado mediante a análise documental e aplicação de questionários a alunos e professores e relatos orais, obtidos mediante entrevistas semi-estruturadas de membros do CPM, de ex-diretores da escola, diretor atual e do secretário de educação. As análises mostraram que existe estreita ligação entre as políticas públicas ao setor agrícola e a Educação do Campo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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