dc.contributor.advisor | Guterres, Clovis Renan Jacques | |
dc.creator | Lasta, Nadia Maria Poglia | |
dc.date.accessioned | 2017-03-20T15:40:41Z | |
dc.date.available | 2017-03-20T15:40:41Z | |
dc.date.issued | 2010-12-11 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2712 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This work, the result of post-Graduate Distance Learning in Education Management from the University of Santa Maria, looked under "Dropout and Repetition: A Reconstruction of the Political and Pedagogical in a State School Plantation Old-RS", perform a quantitative and qualitative study of increasing cases of evasion and failure occurred in the State School High School Floriano Peixoto, that municipality. Initially we carried out a literature search aimed at the conceptual domain on the issue. Data for analysis were obtained through the documentation of the school as enrollment forms, file liability, proceedings, political and pedagogical project and through semi-structured interviews applied to several members of the school community. Data analysis revealed a significant population depletion in the city, which is reflected in the increasing dropout rates and the amendment of the table before ethnic predominantly of Italian descent and today with a significant indigenous presence. Value and respect the differences, the different knowledge and intercultural dialogue becomes key to a new conception of education, to be rescued through more participatory practices. Then choose to reorganize and run a participatory political and pedagogical project taking into consideration all these issues, it becomes a challenge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Educação indígena | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.title | Evasão e repetência: a reconstrução do projeto político-pedagógico em uma escola estadual de Engenho Velho - RS | por |
dc.title.alternative | Dropout and repetition: A reconstruction of the political and pedagogical in a state school Plantation Old - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho, fruto do curso de Pós-Graduação a Distância em Gestão Educacional, pela Universidade de Santa Maria, buscou sob o título “Evasão e Repetência: A Reconstrução do Projeto Político-Pedagógico em uma Escola Estadual de Engenho Velho-RS”, realizar um estudo quantitativo e qualitativo dos crescentes casos de evasão e repetência ocorridos na Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto, daquele município. Inicialmente procedeu-se uma investigação bibliográfica visando o domínio conceitual sobre tema. Os dados para análise foram obtidos através da documentação da escola como fichas de matrícula, arquivo passivo, atas, Projeto Político-Pedagógico e através de entrevistas semi estruturadas aplicadas a diversos membros da comunidade escolar. A análise dos dados revelou um considerável esvaziamento populacional no município, que se reflete na crescente evasão escolar e na modificação do quadro étnico antes predominantemente de descendência italiana e hoje com significativa presença indígena. Valorizar e respeitar as diferenças, os diferentes saberes e o diálogo intercultural torna-se elemento fundamental para uma nova concepção de educação, a ser resgatada através de práticas mais participativas. Então, optar por reorganizar e executar um Projeto Político-Pedagógico participativo levando em consideração todas estas questões, torna-se um grande desafio. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |