dc.contributor.advisor | Bathelt, Regina Ehlers | |
dc.creator | Ludwig, Carine | |
dc.date.accessioned | 2017-03-21T12:17:50Z | |
dc.date.available | 2017-03-21T12:17:50Z | |
dc.date.issued | 2010-03-10 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2713 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This research was developed in the search line Organization Management
School, of specialization course in Educational Management from the Universidade
Federal de Santa Maria. The study aimed to find evidence of the use of new
technologies in the Mathematics Full Degree of UFSM, its prospects and possibilities
for improvement of the training of teachers of that course. The research was based
on analysis of the Political Teaching of the course and the analysis of answered
questionnaires by two teacher of the course. During the research it is noted that,
despite the major technological advances, and the effort of teachers of the course,
there are still many obstacles to be overcome for our future teachers to reach the
elementary schools in feeling prepared to work effectively with all technological
resources now available to more people. It is a long way to go, but we see clearly the
commitment of teachers to make the course more and more close to reality that is
likely to be found in schools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | NTIC (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.title | Novas tecnologias da informação e comunicação e formação inicial de professores de Matemática na UFSM: elementos teóricos e subsídios para discussão curricular | por |
dc.title.alternative | New information technology and communication and Initial training of teachers of Mathematics in UFSM: theoretical elements curriculum and allowances for discussion | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa desenvolveu-se na linha de pesquisa Gestão da Organização
Escolar, do curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade de
Santa Maria. O trabalho buscou pesquisar indícios da utilização das novas
tecnologias no curso de Matemática Licenciatura Plena da UFSM, suas perspectivas
e possibilidades para melhoria do processo de formação de professores do referido
curso. A pesquisa baseou-se na análise do Projeto Político Pedagógico do curso e na
análise dos questionários respondidos por dois professores do curso, escolhidos
aleatoriamente. Durante a pesquisa foi possível perceber que apesar dos grandes
avanços tecnológicos, e do emprenho dos professores do curso, ainda há muitos
obstáculos a serem superados para que nossos futuros professores possam chegar
às escolas de educação básica sentindo-se efetivamente preparados para trabalhar
com todos os recursos tecnológicos hoje acessíveis a cada vez mais pessoas. É um
longo caminho a ser percorrido, mas vê-se claramente o empenho dos professores
para tornar o curso cada vez mais próximo a realidade que possivelmente será
encontrada nas escolas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |