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dc.contributor.advisorNaujorks, Maria Inês
dc.creatorLacerda, Lúcia Loreto
dc.date.accessioned2017-03-21T14:31:44Z
dc.date.available2017-03-21T14:31:44Z
dc.date.issued2011-03-03
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2716
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe study of art shows the increasing scope of public evaluation policy has been gaining in the Brazilian educational scenario. It is known that large scale of educational assessment, in basic education, perform as an important role in monitoring and reveal the path of public education policies. Front of that environment, the aims of this research is showing to us an overview of twenty years of assessment practices of the National Assessment of basic education. Additionally, dedicated to make some initial notes putting in discussion the objectives and methodological support that conducted the evaluation practices about this evaluation system. Understanding how this rating system was being constituted and systematizing over the ten cycles performed is the first step to discuss and analyze it. According to the methodological qualitative basis, we used the literature in the research process and data collection in national produced documents and written about the above mentioned system. The historical review of the national evaluation system makes clear the needs to discuss and reflect on the influence of the World Bank under the methodological changes made over the cycles, as well as the different directions that their objectives were taken at each cycle.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectSistema Nacional de Avaliaçãopor
dc.titleSistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: panorama dos vinte anos de práticas avaliativas na rede educacionalpor
dc.title.alternativeNational System of Basic Education Assessment: twenty years overview of assessment practices in the educational environmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO estudo da arte aponta o crescente espaço que as políticas públicas de avaliação vem ganhando no cenário educacional brasileiro. Sabe-se que a avaliação educacional em larga escala na educação básica, assume um papel importante no monitoramento e direcionamento de políticas públicas educativas. Frente a isso, esta pesquisa tem como propósito fazer um panorama dos vinte anos de práticas avaliativas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Além disso, dedica-se a fazer alguns apontamentos iniciais colocando em discussão os objetivos e o suporte metodológico que nortearam as práticas avaliativas desse sistema de avaliação. Compreender como esse sistema de avaliação foi se constituindo e se sistematizando ao longo dos dez ciclos realizados constitui o primeiro passo para discuti-lo e analisá-lo. Sob a base metodológica qualitativa, utilizou-se a pesquisa bibliográfica no processo de investigação e coleta de dados em documentos nacionais produzidos e escritos sobre o referido sistema de avaliação. O resgate histórico do sistema nacional de avaliação deixa evidente a necessidade de discutir e refletir sobre influencia do Banco Mundial sob as mudanças metodológicas realizadas ao longo dos ciclos, bem como os diferentes direcionamentos que seus objetivos foram tomando a cada ciclo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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