Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlores, Maria Luiza Rodrigues
dc.creatorLimas, Jean
dc.date.accessioned2017-03-21T14:58:29Z
dc.date.available2017-03-21T14:58:29Z
dc.date.issued2011-01-14
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2717
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work presents the results of the research developed in the Post-Graduation Lato Sensu in Educational Management course. The main objectives of this work was " systematize the path and analyze the implementation of a Cooperative Project developed with youth and adult classes of the Elementary School João Freitas Filho, in Sapucaia do sul city on Rio Grande do Sul state. This project is being realized as a pedagogic experience offered by the School, setting up as an opportunity of work generation, citizenship and income for the involved students, once they produce materials they marketed it. Among the specific objectives, stand out this: to investigate the interests, motivations and expectations of this group of students and the teacher involved and verify the possible repercussions of the participation of this students in the personal matter, family and social life. This research justified itself by considering that the analyzed data do show the involvement of the laboring students in that project, developed under a perspective of democratic management, as well as the expectation that this participation come to enhance their experience spaces of citizenship and the generation of employment and income for them. From this research on, the text defend the importance of issues such as citizenship, work, employment generation, income and that it must be held in spaces of formation of professionals in education that work with education of Youth and Adult students, owing to the profile of this students and considering the relevancy of this issues to the educational school management. The adopted methodology was compatible with a qualitative type of research in education. The techniques of field data collection were: individual interviews realized with eight students and the teacher, and school document analysis too.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão da educaçãopor
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectGeração de rendapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.titleGestão de um projeto de cooperativismo em uma escola municipal de Sapucaia do Sul junto a uma turma de EJA: uma proposta de geração de cidadania e rendapor
dc.title.alternativeCooperative management of a project along an EJA class in a municipal school in Sapucaia do Sul: a proposal of generation of income and citizenchipeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão Educacional. O trabalho teve como objetivos principais “sistematizar a trajetória e analisar a implementação de um Projeto de Cooperativismo desenvolvido junto a uma turma de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito João Freitas Filho, situada no município de Sapucaia do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Este Projeto vem sendo realizado como uma experiência pedagógica oferecida pela Escola, configurando-se em uma oportunidade de geração de trabalho, cidadania e renda para os alunos e alunas envolvidos, uma vez que os envolvidos produzem materiais que são comercializados pelo grupo. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: investigar os interesses, motivações e expectativas de um grupo de alunos e de uma professora envolvidos no referido Projeto e verificar as possíveis repercussões da participação destes alunos no Projeto em questão em âmbito pessoal, familiar e social. A presente pesquisa se justificou tendo em vista que os dados analisados evidenciaram o envolvimento dos alunos trabalhadores no referido Projeto, desenvolvido dentro de uma perspectiva de gestão democrática, bem como sua expectativa de que esta participação amplie seus espaços de vivência da cidadania e de geração de emprego e renda. A partir da realização desta pesquisa, o texto defende a importância de que temas como cidadania, trabalho, geração de emprego e renda, sejam consideradas nos espaços de formação de profissionais da Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista o perfil deste alunado, considerando-se a relevância destes temas para a gestão da educação escolar. A metodologia adotada foi condizente com uma pesquisa do tipo qualitativo em Educação. As técnicas de coleta de dados de campo foram: entrevista individual, realizada com oito alunos e a professora; e análise de documentos da Escola.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples