Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCasarin, Melânia de Melo
dc.creatorMattje, Simone Raquel
dc.date.accessioned2017-03-27T12:36:32Z
dc.date.available2017-03-27T12:36:32Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2723
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study aimed to include a four-year student with learning disabilities in the classroom pre-school kindergarten in the city of Capon of Canoa, seeking their inclusion in school and their development. Participated in this study, the teacher's classroom, the subject's family and other special students in the class and teachers. From the research topic, the methodological choice to circumscribe a qualitative approach, using as a tool for research, comment, guidance, family interviews, referrals and educational intervention. The research universe was in a room pre-school to attend this particular subject, seeking to identify the general needs and potential of the child included, as well as the development of the student in relation to cognitive, linguistic, and socialization, using as they have worked through the play, the music and its attributes, as well as colleagues "normal" special student, was presented children's stories about diversity, showing that differences exist and should be respected and monitoring a speech therapist. With the data obtained in the interview with the teacher and family and even with other teachers from school, I noticed that there was much fear, uncertainty and misinformation to participate in the growth and development of individual and realized this guidance and help teachers to adapt school activities, as well as the promotion of informative lectures for all school teachers on the role of special education, disability and how it will operate the mental room Multifunctional (ESA) that is to be implemented as a hub for the end of the year or early next year. All of these actions in the process of school inclusion of students, facilitated the activities of their daily lives, their relationships and their growth at the school of kindergarten and beyond.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAcompanhamento especialpor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectAções pedagógicas na educação infantilpor
dc.titleO processo de inclusão de um aluno com necessidades educativas especiais na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe process of pertaining to school inclusion and pedagogical actions forthe deficient attendance to mental in the infantile educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo a inclusão de um aluno de quatro anos com deficiência mental em sala de aula de pré-escola de Educação Infantil do Município de Capão da Canoa, visando sua inclusão escolar e o seu desenvolvimento. Participaram deste estudo, o professor da sala de aula, a família do aluno especial e os demais alunos da turma e professores. A partir do tema de pesquisa, delimitei a opção metodológica a uma abordagem qualitativa, usando como instrumento de pesquisa, observações, orientações, entrevistas familiares, encaminhamentos e intervenção pedagógica. O universo de investigação deu-se em uma sala de pré-escola para atender este sujeito especial, buscando identificar as necessidades e potencialidades gerais da criança incluída, assim como também o desenvolvimento integral do aluno no que se refere aos aspectos cognitivos, lingüísticos, e de socialização, que foram trabalhadas utilizando como intermédio, o brincar, a musica e seus atributos, assim como também aos colegas “normais” do aluno especial, foi apresentado contos infantis sobre a diversidade, expondo que as diferenças existem e devem ser respeitadas e o acompanhamento de uma fonoaudióloga. Com os dados obtidos na entrevista com o professor e com a família e até com os demais professores da escola, pude notar que existia muito medo, insegurança e desinformação para participar do crescimento e desenvolvimento deste indivíduo e por isto realizei orientações e auxiliei o professor a adaptar as atividades escolares, assim como a promoção de palestras informativas para todos os professores da escola sobre o papel da educação especial, as deficiências e de como irá funcionar os atendimentos em sala Multifuncional (AEE) que está para ser implementada como pólo, para o final do ano ou início do ano que vem. Todas estas ações no processo de inclusão escolar deste aluno, facilitaram as atividades de seu cotidiano, suas relações e seu crescimento junto a escola de educação infantil e fora dela.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples