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dc.contributor.advisorSouza, Carmen Rosane Segatto e
dc.creatorMartins, Vera Regina
dc.date.accessioned2017-03-27T12:58:56Z
dc.date.available2017-03-27T12:58:56Z
dc.date.issued2010-11-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2725
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.titlePráticas pedagógicas no processo de inclusãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Capão da Canoa, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo monográfico apresenta o processo de transformação da Educação Especial em diferentes momentos da história. Para a realização do estudo, optou-se por uma pesquisa bibliográfica fundamentada em teóricos que discorrem sobre a temática. A Educação Especial foi sendo gradativamente inserida na sociedade para chegar nessa visão de hoje, de uma Educação Inclusiva. No Brasil, através da legislação vigente, fica claro que adotou-se uma política de inclusão educacional, desde a Constituição Federal de 1998, ficando estabelecido o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino (art.208, inciso II). Os profissionais de Educação Especial constituem uma casta de especialistas com diferentes níveis de competências segundo o parecer nº. 17/2001 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Estes profissionais irão apoiar o professor de classe comum, nos processos de desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Embora haja resistências, assim como barreiras a serem removidas para garantir o sucesso da Educação Inclusiva, por familiares, profissionais da educação e alunos, acredita-se na importância de desenvolver com todos os envolvidos na educação, o desejo de conhecer, sistematicamente, mais e melhor sobre a inclusão, pois a mudança é um processo lento e sofrido e precisa acontecer nessa sociedade tão desigual.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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