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dc.contributor.advisorPires, Cleidi Lovatto
dc.creatorMorais, Ércia Salete Soares
dc.date.accessioned2017-03-27T13:51:37Z
dc.date.available2017-03-27T13:51:37Z
dc.date.issued2010-12-13
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2726
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPreceitos legaispor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.titleFormação continuada e a prática educativa inclusivapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Gabriel, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo monográfico parte do pressuposto de que a Educação é uma das molas mestras através das quais se constitui e se mantém a sociedade, então precisa-se reconhecer que é necessário uma formação de professores que atenda às necessidades e os desafios impostos pelo paradigma da educação para todos. O trabalho tem como objetivo principal destacar a importância da formação continuada na prática educativa inclusiva. Para tanto, buscou-se subsídios através de uma revisão bibliográfica, na qual se analisa a Legislação Federal pertinente à Educação Especial, bem como alguns textos sobre formação continuada de professores frente às diferentes deficiências a serem atendidas na inclusão, assim como o seu papel de educador na inclusão social, entendendo a importância do processo permanente de constituição dos professores como sujeitos e como coletivo de profissionais no enfrentamento das dificuldades de uma prática inclusiva. A transformação da prática do professor não é, portanto uma mera exigência da inclusão escolar de pessoas com deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem. Assim ela deve ser encarada como um compromisso inadiável dos professores, que terão como consequência a inclusão. Acredita-se que no movimento atual no qual a educação se encontra, é importante que se debata sobre a inclusão escolar dos estudantes deficientes, pois se corre o risco de, por omissão, acabar desenvolvendo um processo pseudoinclusivo, no qual o que importa é apenas os indicadores quantitativos que atendem interesses dos órgãos financiadores da educação brasileira.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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