dc.contributor.advisor | Medina, Roseclea Duarte | |
dc.creator | Mattos, Flávia Hitomi Takei de | |
dc.date.accessioned | 2017-03-28T14:59:19Z | |
dc.date.available | 2017-03-28T14:59:19Z | |
dc.date.issued | 2010-11-06 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2731 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to use conceptual maps in sciences, with the help of TICs, where fifth graders effectively make conceptual maps in order to transform their study in a real learning process. This new approach has initially caused some resistance, doubts and fear while trying to relate the concepts of sciences with the making and distribution of conceptual maps. While the students were invited to work with the concepts of the Cmap tools program, they also started improving the making of conceptual maps, with good explanations and distribution and use of colors. This work enabled the learning of sciences, improving students concentration, interpretation
and in the results of their evaluation. The information stored in the cognitive region of the students were stimulated through the elaboration of conceptual maps, and improving the comprehension of the contents taught in class. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mapas conceituais | por |
dc.subject | CmapTools (editor de mapa conceitual) | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | O uso dos mapas conceituais na aprendizagem de ciências | por |
dc.title.alternative | Using conceptual maps in the learning of sciences | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A proposta deste trabalho é utilizar os mapas conceituais na disciplina de ciências junto com as TICs, onde alunos da 5ª série utilizem a construção de mapas conceituais para transformar o ensino efetivamente na aprendizagem. Essa nova metodologia inicialmente provocou resistências, indefinições e medo ao relacionar os conceitos da disciplina de ciências com a construção e distribuição dos mapas conceituais. Na medida em que eram incentivados para trabalhar com os conceitos no programa Cmap Tools, foram melhorando a construção e elaboração dos mapas conceituais com boas explicações, distribuição e utilização de cores. O trabalho proporcionou a aprendizagem dos conteúdos de ciências, melhorando a concentração, interpretação e resultados das avaliações da disciplina. As informações armazenadas na região cognitiva dos alunos foram estimuladas pela construção dos mapas conceituais, refletindo no entendimento dos conceitos ensinados. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |