dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Martins, Luccianne Guedes da Luz | |
dc.date.accessioned | 2017-03-30T12:25:45Z | |
dc.date.available | 2017-03-30T12:25:45Z | |
dc.date.issued | 2009-12-15 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2733 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes de Letras , Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article is proposed to deal with learning process by teachers of municipal schools in relation to Information and Communication Technology (ICT), its implementation and
mediation in the classroom with their students. The computer project is being developed in the early years of elementary school, with students from 1st to 4th year. This experience has been made possible since the arrival of computers in school through ProInfo - Program of Informatization of Public Schools. First, the objective was to provide a higher quality learning and meaning to students in the early years, allowing the interested readers different views from the use of technology in the classroom and collaboration in the learning process for everyone involved in the educational process. There are positive aspects in the use of technology in the classroom, especially if the content is related with the process of student learning. Technologies can not be disconnected because they are part of the process and by themselves are just machines. The leading role is the teacher who uses these tools to interact with the students and in the construction of knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | As TICS e sua relação com o processo de aprendizagem dos professores da rede municipal de ensino voltadas para os anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como proposta abordar o processo de aprendizagem por parte dos
professores da rede municipal de ensino, em relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), sua aplicação e mediação em sala de aula com os seus alunos. O projeto de informática foi desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com alunos do 1º ao 4º ano. Esta experiência foi possível desde a chegada na escola dos computadores através do ProInfo – Programa de Informatização das Escolas Públicas.
Inicialmente, o objetivo do projeto foi propiciar uma aprendizagem com maior qualidade e significado para os alunos dos anos iniciais, possibilitando aos destinatários diversas visões sobre o uso das tecnologias em sala de aula e a colaboração no processo de aprendizagem de todos os envolvidos no processo educativo. No uso das tecnologias em sala de aula existem aspectos positivos, principalmente, se houver relação ao conteúdo a ser desenvolvido com o processo de aprendizagem dos alunos. As tecnologias não podem estar desvinculadas, pois elas fazem parte do processo, sozinhas são apenas máquinas. O papel de destaque é o do professor que utiliza estas ferramentas para interagir com o seu aluno e colaborar na construção do conhecimento. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |