dc.creator | Cassenote, Maite De Dineque | |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T12:04:26Z | |
dc.date.available | 2022-12-15T12:04:26Z | |
dc.date.issued | 2022-10-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27349 | |
dc.description.abstract | Faced with great economic demands, road infrastructure performs an important economic service.
Its environmental impacts affect processes and natural resources, among which is the trampling of
wild animals. The collisions of vehicles with wildlife develop a series of conflicts that go far
beyond the reduction of fauna, such as road safety problems arising from inadequate management.
The fundamental stage for the development of mitigation solutions is the monitoring and recording
of animal collisions. In Brazil, wildlife monitoring data available in free format, updated, faultless
and consistent are rare. The initial structure of a consistent database demands time, trained
personnel to identify species and, mainly, financial resources. This study used an open-access
database, made available by researchers, which contains records of pedestrian collisions on
Brazilian roads. For this study, we considered the BR-471 highway, known for conducting traffic
accidents involving species in the southern region of Brazil. The aim of the study was to analyse
the records of mammalian road kills, by means of generalised additive models for position, scale
and shape (GAMLSS), non-parametric tests, descriptive analyses and the use of a geographical
information system. Furthermore, with the location of the road kills monitoring it was possible to
optimize the existing database with data on population abundance of living species, land cover,
precipitation and temperature, among other factors that could represent specific conditions of road
kills. Therefore, we conclude that animal counts, temperature, seasonality, area surrounding the
roadway, among other environmental factors can be considered in the discussion on road kills of
mammalian species. Therefore, the data analysis provides a series of discussions regarding the
species that are run over, pointing out specific conditions of road kills in relation to environmental
variables, i.e. factors that can be incorporated into road planning and management. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ecologia de estradas | por |
dc.subject | Acidentes de tráfego | por |
dc.subject | Mortalidade rodoviária | por |
dc.subject | Fatores ambientais | por |
dc.subject | Modelos de regressão | por |
dc.subject | Vida selvagem | por |
dc.subject | Ecology of roads | eng |
dc.subject | Traffic accidents | eng |
dc.subject | Road fatalities | eng |
dc.subject | Environmental factors | eng |
dc.subject | Regression models | eng |
dc.subject | Wildlife | eng |
dc.title | Análise de dados de atropelamentos de mamíferos em um trecho da BR-471, Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | Data analysis of road kills of mammals in a stretch of the BR-471 highway, Rio Grande do Sul | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Diante de grandes demandas econômicas a infraestrutura rodoviária desempenha um importante
serviço econômico. Seus impactos ambientais atingem processos e recursos naturais, entre estes
está o atropelamento de animais silvestres. As colisões de veículos com a vida selvagem,
desenvolvem uma série de conflitos que vão muito além da redução da fauna, como problemas de
segurança viária, decorrentes da gestão inadequada. A etapa fundamental para o desenvolvimento
de soluções de mitigação é o monitoramento e registro de atropelamentos de animais. No Brasil,
dados de monitoramento de fauna selvagem disponíveis em formato livre, atualizados, sem falhas
e consistentes são raros. A estrutura inicial de um banco de dados consistente demanda tempo,
pessoal capacitado para identificar espécies e, principalmente, recursos financeiros. Este estudo
utilizou um banco de acesso livre, disponibilizado por pesquisadores, no qual se encontram
registros de atropelamentos em rodovias brasileiras. Para este estudo, foi considerada a BR-471,
conhecida por conduzir acidentes de trânsito envolvendo espécies da região Sul do Brasil. O
objetivo do estudo foi analisar os registros de atropelamentos de mamíferos, por meio de modelos
aditivos generalizados para posição, escala e forma (GAMLSS), testes não paramétricos, análises
descritivas e uso de sistema de informação geográfica. Além disso, com a própria localização do
monitoramento de atropelamentos foi possível otimizar o banco existente com dados de abundância
populacional de espécies vivas, ocupação do solo, precipitação e temperatura, entre outros fatores
que poderiam representar condições pontuais de atropelamento. Sendo assim, conclui-se que a
própria contagem de animais, temperatura, sazonalidade, área circundante a rodovia, entre outros
fatores ambientais podem ser considerados na discussão sobre atropelamento de espécies
mamíferas. Portanto, as análises de dados proporcionam uma série de discussões com relação a
espécie atropelada, apontando condições especificas de atropelamento com relação a variáveis
ambientais, ou seja, fatores possíveis de serem incorporados ao planejamento e gestão rodoviários. | por |
dc.contributor.advisor1 | Seidel, Enio Júnior | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7115995033005231 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Tassi, Rutineia | |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Afrânio Márcio Corrêa | |
dc.contributor.referee2 | Cruz, Rafael Cabral | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3033249884569213 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Ambiental | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |