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dc.creatorCassenote, Maite De Dineque
dc.date.accessioned2022-12-15T12:04:26Z
dc.date.available2022-12-15T12:04:26Z
dc.date.issued2022-10-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27349
dc.description.abstractFaced with great economic demands, road infrastructure performs an important economic service. Its environmental impacts affect processes and natural resources, among which is the trampling of wild animals. The collisions of vehicles with wildlife develop a series of conflicts that go far beyond the reduction of fauna, such as road safety problems arising from inadequate management. The fundamental stage for the development of mitigation solutions is the monitoring and recording of animal collisions. In Brazil, wildlife monitoring data available in free format, updated, faultless and consistent are rare. The initial structure of a consistent database demands time, trained personnel to identify species and, mainly, financial resources. This study used an open-access database, made available by researchers, which contains records of pedestrian collisions on Brazilian roads. For this study, we considered the BR-471 highway, known for conducting traffic accidents involving species in the southern region of Brazil. The aim of the study was to analyse the records of mammalian road kills, by means of generalised additive models for position, scale and shape (GAMLSS), non-parametric tests, descriptive analyses and the use of a geographical information system. Furthermore, with the location of the road kills monitoring it was possible to optimize the existing database with data on population abundance of living species, land cover, precipitation and temperature, among other factors that could represent specific conditions of road kills. Therefore, we conclude that animal counts, temperature, seasonality, area surrounding the roadway, among other environmental factors can be considered in the discussion on road kills of mammalian species. Therefore, the data analysis provides a series of discussions regarding the species that are run over, pointing out specific conditions of road kills in relation to environmental variables, i.e. factors that can be incorporated into road planning and management.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEcologia de estradaspor
dc.subjectAcidentes de tráfegopor
dc.subjectMortalidade rodoviáriapor
dc.subjectFatores ambientaispor
dc.subjectModelos de regressãopor
dc.subjectVida selvagempor
dc.subjectEcology of roadseng
dc.subjectTraffic accidentseng
dc.subjectRoad fatalitieseng
dc.subjectEnvironmental factorseng
dc.subjectRegression modelseng
dc.subjectWildlifeeng
dc.titleAnálise de dados de atropelamentos de mamíferos em um trecho da BR-471, Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeData analysis of road kills of mammals in a stretch of the BR-471 highway, Rio Grande do Suleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoDiante de grandes demandas econômicas a infraestrutura rodoviária desempenha um importante serviço econômico. Seus impactos ambientais atingem processos e recursos naturais, entre estes está o atropelamento de animais silvestres. As colisões de veículos com a vida selvagem, desenvolvem uma série de conflitos que vão muito além da redução da fauna, como problemas de segurança viária, decorrentes da gestão inadequada. A etapa fundamental para o desenvolvimento de soluções de mitigação é o monitoramento e registro de atropelamentos de animais. No Brasil, dados de monitoramento de fauna selvagem disponíveis em formato livre, atualizados, sem falhas e consistentes são raros. A estrutura inicial de um banco de dados consistente demanda tempo, pessoal capacitado para identificar espécies e, principalmente, recursos financeiros. Este estudo utilizou um banco de acesso livre, disponibilizado por pesquisadores, no qual se encontram registros de atropelamentos em rodovias brasileiras. Para este estudo, foi considerada a BR-471, conhecida por conduzir acidentes de trânsito envolvendo espécies da região Sul do Brasil. O objetivo do estudo foi analisar os registros de atropelamentos de mamíferos, por meio de modelos aditivos generalizados para posição, escala e forma (GAMLSS), testes não paramétricos, análises descritivas e uso de sistema de informação geográfica. Além disso, com a própria localização do monitoramento de atropelamentos foi possível otimizar o banco existente com dados de abundância populacional de espécies vivas, ocupação do solo, precipitação e temperatura, entre outros fatores que poderiam representar condições pontuais de atropelamento. Sendo assim, conclui-se que a própria contagem de animais, temperatura, sazonalidade, área circundante a rodovia, entre outros fatores ambientais podem ser considerados na discussão sobre atropelamento de espécies mamíferas. Portanto, as análises de dados proporcionam uma série de discussões com relação a espécie atropelada, apontando condições especificas de atropelamento com relação a variáveis ambientais, ou seja, fatores possíveis de serem incorporados ao planejamento e gestão rodoviários.por
dc.contributor.advisor1Seidel, Enio Júnior
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7115995033005231por
dc.contributor.advisor-co1Tassi, Rutineia
dc.contributor.referee1Vieira, Afrânio Márcio Corrêa
dc.contributor.referee2Cruz, Rafael Cabral
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3033249884569213por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Ambientalpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Ambientalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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