Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAbegg, Ilse
dc.creatorMotta, Ereni Heldt
dc.date.accessioned2017-04-03T13:38:30Z
dc.date.available2017-04-03T13:38:30Z
dc.date.issued2010-06-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2738
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe environment matter is a theme that has to be widely discussed in the school context. The environment problems are enormous and the need of conscious actions in relation to them is urgent and constant. There is too much garbage produced in the world and nearly always the destiny of it is not the most correct. It is necessary work with the students to promote the awareness in order to change the attitudes for integration more effective of school and community. The correct use of media becomes the work more attractive for the people involved in spite of the barriers that still exist in the public schools. According to this, the activity had as a main objective to work with garbage recycling with the community in a participative process that operates with the problem aiming the environmental awareness of the group involved using different kind of media: internet, video, computer, and digital camera as pedagogic support. As a result, we point the concern that the students started to demonstrate in relation to the production and the destiny of the garbage produced by them, by the community and by the population in general. And they demonstrated the concern about a continuous awareness work as well. In order to validate the results we perceived an initial diagnosis with a Primary Education group that showed us a little information about the matter. That reality changed during the development of the project when the diagnosis was applied again.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectReciclagempor
dc.subjectLixopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.titleMídias como suporte pedagógico para a reciclagem de lixopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoA questão ambiental é um tema que precisa ser discutido amplamente no ambiente escolar. Os problemas ambientais são enormes e a necessidade de ações conscientes frente a eles é urgente e contínua. Muito é o lixo produzido no mundo e, na maioria das vezes, o destino dado a ele não é o mais correto. Faz-se necessário trabalhar com os estudantes no sentido de promover a conscientização, para que ocorram mudanças de atitudes, visando uma integração cada vez mais efetiva entre a escola e a comunidade escolar. O uso correto das mídias torna o trabalho prazeroso aos envolvidos, apesar dos entraves ainda existentes nas escolas públicas. Frente a isso, este trabalho teve como objetivo principal, trabalhar a reciclagem do lixo com a comunidade escolar num processo participativo e problematizador visando à conscientização ambiental dos envolvidos, utilizando as diferentes mídias: internet, vídeo, computador, máquina fotográfica, como suporte pedagógico. Como resultado, apontamos a preocupação que os estudantes passaram a ter com a produção e o destino correto dado ao lixo produzido por eles, pela comunidade e pela população de modo geral. E, não menos importante, a necessidade de um trabalho contínuo de conscientização. Para a validação dos resultados realizamos um diagnóstico inicial com uma turma do ensino fundamental, o que nos mostrou a pouca informação existente sobre o tema. Essa realidade mudou quando, num segundo momento, no decorrer do projeto, o diagnóstico foi novamente aplicado.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples