dc.contributor.advisor | Trindade, Bernardete | |
dc.creator | Silva, Aline da | |
dc.date.accessioned | 2014-06-02T13:05:23Z | |
dc.date.available | 2014-06-02T13:05:23Z | |
dc.date.issued | 2013-12-21 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/273 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Considering the prevailing socio-environmental reality and necessity of environmental balance for the survival and maintenance of various forms of life on earth, including the human species, was based on the proposal of this action research to promote Environmental Education from the teaching of Environmental Chemistry. Educational activities were conducted with students from the 8th grade of elementary school, under the methodological approach of a descriptive exploratory study, where the teaching of Environmental Chemistry, specifically the Biogeochemical Cycles, provided subsidies for the understanding of everyday chemical phenomenon and made possible to relate them with the human action, that is a potential agent of degradation of natural resources, and environmental problems of today. This work stimulated the formation of new awareness about human intervention in the natural environments and demonstrated the possibility of personal and collective exploitation of the environmental education through the teaching of the Environmental Chemistry. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Química ambiental | por |
dc.subject | Ciclos biogeoquímicos | por |
dc.title | O ensino da química ambiental aplicado à promoção da educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Teaching of environmental chemistry applied to promote environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Considerando a realidade socioambiental vigente e a necessidade do equilíbrio ambiental para a sobrevivência e manutenção das mais variadas formas de vida na Terra, inclusive da espécie humana, fundamentou-se a proposta desta pesquisa-ação de promover a Educação Ambiental a partir do ensino da Química Ambiental. Atividades educativas foram desenvolvidas com alunos da 8ª série do ensino fundamental, sob o enfoque metodológico de um estudo exploratório descritivo, onde o ensino da Química Ambiental, especificamente dos Ciclos Biogeoquímicos, forneceu subsídios para compreensão dos fenômenos químicos cotidianos e possibilitou relaciona-los com a ação antrópica, que é um potencial agente de degradação dos recursos naturais, e com os problemas ambientais da atualidade. Este trabalho fomentou a formação de nova consciência sobre a intervenção humana nos ambientes naturais e demonstrou a possibilidade da instrumentalização pessoal e coletiva da Educação ambiental por meio do ensino da Química Ambiental. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |