dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Angélica Figueiredo | |
dc.creator | Martins, Fátima Jussara Villagran | |
dc.date.accessioned | 2017-04-03T14:22:24Z | |
dc.date.available | 2017-04-03T14:22:24Z | |
dc.date.issued | 2010-12-27 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2740 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This paper addresses the need for awareness on the use of printed material in school, reporting
issues related to the environment and recycling, and therefore, it highlights the reduction of
use of this material. It emphasizes the importance of conscious use of natural resources and
sustainability. It also deals with the possibility of introducing this theme in school with
support in the Federal Constitution and the Brazilian PCN - National Curriculum Parameters.
It also presents alternative pedagogical use of new technologies in the teaching-learning
process and reports the involvement of other institutions in the sense of "taking care" of
natural resources, more specifically, of our forests. It relates the computerized teaching tools –
the use of ICT (Information and Communication Technologies) – in education as an
alternative to waste and for environmental preservation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mídia impressa | por |
dc.subject | Conscientização | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.title | (Re)significando o uso consciente do papel no material impresso | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a necessidade de conscientização no uso do material impresso no âmbito
escolar. Relata questões relativas ao meio-ambiente e a reciclagem e por isso dá ênfase a
redução do uso deste material. Destaca a importância da conscientização dos recursos
naturais e a sustentabilidade. Trata da possibilidade da introdução do tema na Escola, com
respaldo na Carta Magna – a Constituição Federal- e nos PCNs- Parâmetros Curriculares
Nacionais. Apresenta alternativas pedagógicas do uso das novas tecnologia no ensinoaprendizagem
e relata o envolvimentos de outras instituições no sentido de “cuidar” dos
recursos naturais, mais especificamente, das nossas floresta. Relaciona os instrumentos
pedagógicos informatizados- o uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)- na
Educação como alternativa para o não desperdício e a preservação do meio ambiente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |