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dc.contributor.advisorAntunes, Mara Rubia
dc.creatorSilva, Alexandra Rosa
dc.date.accessioned2023-01-09T13:13:27Z
dc.date.available2023-01-09T13:13:27Z
dc.date.issued2004-10-04
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27522
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004.por
dc.description.abstractThe present study approaches the dance as knowledge to be pedagogically treated in the school Physical Education. We believe that school may offer other body experiences ways through the dance aiming to recover its historicity and importance, thas, were formulated the following outliner questions of that investigation: How the dance as an element of movement culture can be assimilated in physical education classes? How the students see themselves in relation to a building and rebuilding proposal of the culture of dance? Which are the pedagogical possibilities of dance at school? To develop that investigation we made use of the observation (direct) as well as the questionnaire (with open questions) characterizing that one as a qualitative approachment research of participant character. The subjects were students from a basic teaching state school of the city of Santa Maria-RS. We have perceived that dance can be developed as Physical Education contents at school turning possible to the student to review the information contained in to the dances practiced. On that sense, the dance was not anymore a choreography created by the professor and repeated by the students to be created and changed by the last ones. We need to create new possibilities that make easy each student’s expression building situations in which the student perceive itself as active subject in the building of its knowledge as well as an agent that practice, reflect and rebuild its culture. Thus, we recognize the importance of the discussion about the knowledge of dance and the possibilities of to be treated through different perspectives.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.titlePossibilidades pedagógicas do dançar na escolapor
dc.title.alternativePedagogical possibilities of dance at schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoNeste estudo abordamos a dança enquanto conhecimento a ser tratado pedagogicamente na Educação Física escolar. Entendemos que a escola pode oferecer outras formas de vivências corporais por meio da dança, buscando resgatar a sua historicidade e sua importância, assim, formulamos as seguintes questões norteadoras desta investigação: Como a dança enquanto elemento da cultura de movimento pode ser vivenciado nas aulas de Educação Física? Quais as possibilidades pedagógicas do dançar na escola? Como os alunos percebemse em relação a uma proposta de construção e reconstrução da cultura da dança? Para conduzir esta investigação utilizamos a observação (direta) e o questionário (com questões abertas), caracterizamos como uma pesquisa de abordagem qualitativa com caráter participante. Os sujeitos foram alunos de uma turma de 4ª série do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Santa Maria-RS. Percebemos que é possível desenvolver a dança enquanto conteúdo da Educação Física na escola, possibilitando o aluno um repensar das informações contidas nas danças vivenciadas. Nesse sentido a dança deixou de ser uma coreografia criada pelo professor e repetida pelos alunos, para ser criada e transformada por eles. Acreditamos que se faz necessário criar novas possibilidades que facilitem a expressão de cada aluno, criando situações em que ele se perceba como sujeito ativo na construção do seu conhecimento e venha a reconhecerem-se enquanto agentes que vivenciam, refletem e reelaboram sua cultura. Desta forma, reconhecemos a importância da discussão acerca do saber da dança e as possibilidades de ser tratado em diferentes perspectivas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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