dc.contributor.advisor | Fossá, Maria Ivete Trevisan | |
dc.creator | Silveira, Evelise Britto da | |
dc.date.accessioned | 2023-01-09T13:57:01Z | |
dc.date.available | 2023-01-09T13:57:01Z | |
dc.date.issued | 2006-12 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27523 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | The Catholic Church, as a predominant religious institution in Latin America, has been using, in
vehicles of guided communication, a rhetoric towards scientific knowledge and commited to the social
aspects, aiming at legitimating its public and spreading its values. The objective of this study was to
recognize the Catholic Church´s doctrinal discourse underneath scientific texts and issues published in
the magazine Rainha dos Apóstolos, monthly publicatinn by Sociedade Vicente Pallotti Padres
Palotinos, edited in Porto Alegre, RS. The issues analyzed were published between January/February
2005 and January/February 2006. | eng |
dc.description.abstract | La Iglesia Católica, como intitución religiosa predominante en la América Latina, viene ultilizando, en
vehículo de comunicación dirigida, una retórica vuelta para el conocimiento científico y comprometida
con el social, objetivando legitimar su publico y propagar sus valores. Con este estudio busco
reconocer el discurso doutrinário de la Iglesia Católica detrás de textos y matérias de cuño científico
publicados en la Revista Rainha dos Apóstolos, publicación mensal de la Sociedade Vicente Pallotti
Padres Palotinos editada en Porto Alegre/RS. Las matérias analisadas fueron publicadas mientras el
período de enero/febrero de 2005 a enero/febrero de 2006. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Religião | por |
dc.subject | Discurso | por |
dc.subject | Communication | eng |
dc.subject | Religion | eng |
dc.subject | Discourse | eng |
dc.subject | Comunicación | spa |
dc.subject | Religión | spa |
dc.title | O discurso como estratégia de comunicação e legitimação da Igreja Católica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática | por |
dc.description.resumo | A Igreja Católica, como instituição religiosa predominante na América Latina, vem utilizando, em
veículos de comunicação dirigida, uma retórica voltada para o conhecimento científico e
comprometida com o social, objetivando legitimar seu público e disseminar seus valores. Com este
estudo buscou-se reconhecer o discurso doutrinário da Igreja Católica por trás de textos e matérias de
cunho científico publicados na revista Rainha dos Apóstolos, publicação mensal da Sociedade Vicente
Pallotti Padres Palotinos, editada em Porto Alegre/RS. As matérias analisadas foram publicadas
durante o período de janeiro/fevereiro de 2005 a janeiro/fevereiro de 2006. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |