Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHatje, Marli
dc.creatorMathias, Adelita Penteado
dc.date.accessioned2017-04-11T14:18:57Z
dc.date.available2017-04-11T14:18:57Z
dc.date.issued2010-09-24
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2756
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização Atividade Física Desempenho Motor e Saúde, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectMulher contemporâneapor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectAcademiapor
dc.titleO papel da mídia e da academia na busca de um corpo padrão à mulherpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationAtividade Física Desempenho Motor e Saúdepor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo analisar o papel da mídia e da academia na busca de um corpo padrão para a mulher. Foram avaliadas e entrevistadas 40 mulheres com idades entre 18 e 40 anos, em quatro academias de Santa Maria, RS, Brasil. As entrevistadas responderam dois questionários, o primeiro contendo 20 perguntas abertas e fechadas, a fim de avaliar especificamente, os segmentos da mídia que enfatizam a busca pelo corpo perfeito e os métodos utilizados para alcançar seus objetivos. Como segundo instrumento de coleta utilizou-se o Teste de Figuras de Stunkard A.J., Sorenson T., Schlusinger F., para determinar o nível de satisfação com a imagem corporal. Pode-se observar que os segmentos da mídia que mais enfatizaram o corpo padrão foram às propagandas de bebidas, automóveis e cigarros, programas de lazer e entretenimento. Os métodos mais utilizados por mulheres de Santa Maria para conquistar o corpo padrão foram atividade física, dieta, tratamentos de beleza e cirurgia plástica. O Teste de Figuras apontou que apenas 17,5% considera-se satisfeita com seu corpo. O padrão de beleza que a mídia preconiza muitas vezes inatingível para a maioria da população, faz com que as mulheres sintam-se insatisfeitas com sua imagem corporal e buscam alternativas para conquistar o corpo perfeito, não se importando em atingir a meta de forma saudável.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples