Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCanabarro, Renata Corcini Carvalho
dc.creatorMezzomo, Renata Cristina
dc.date.accessioned2017-04-13T14:40:21Z
dc.date.available2017-04-13T14:40:21Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2764
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPiagetpor
dc.titlePráticas pedagógicas: contribuições de Piaget à educação de alunos com déficit cognitivopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Passo Fundo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO artigo apresenta discussões sistematizadas através da realização de pesquisa bibliográfica, cujo objetivo centrou-se em “identificar as contribuições da teoria interacionista de Piaget na perspectiva da educação inclusiva, visando refletir sobre práticas pedagógicas, bem como fundamentar as estratégias pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno com déficit cognitivo” A proposta, foi elaborada a partir de reflexões acerca da teoria interacionista de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo da criança e suas relações com o meio, a relação entre o desenvolvimento da criança e a afetividade sendo abordado ainda, aspectos referentes a construção da inteligência e caracterização do aluno com déficit cognitivo. Por fim, foi realizada a análise das contribuições da teoria de Piaget no desenvolvimento de alternativas pedagógicas e reflexões que conduzam a concretização de uma proposta educativa significativa para a construção de pontes que possibilitem o aluno com déficit cognitivo desenvolver suas habilidades para a superação das barreiras educacionais. Os resultados encaminham para a compreensão de que o conhecimento sobre o desenvolvimento cognitivo do aluno com déficit cognitivo, auxilia com que o professor possa avançar na perspectiva da construção de práticas pedagógicas significativas e contextualizadas, contribuindo para o desenvolvimento da sua aprendizagem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples