Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeingärtner, Thiago da Silva
dc.creatorMatos, Jesua Miriam Oliveira de
dc.date.accessioned2017-04-13T15:03:49Z
dc.date.available2017-04-13T15:03:49Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2765
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe central subject of this work is the importance of technological resources in regular school for education of students with special needs. In the perspective that this is one of the challenges of inclusive education. The aim of this study is to investigate what are the means of learning found in regular class and resource class multifunctional public school in Feira de Santana. For in such a way a diversified methodology was adopted. First it was analyzed the Pertaining to school Regiment and the Project Pedagogical Politician of the Escola Municipal Maria José Dantas Carneiro to verify the references on the inclusive education, because it serves students with special educational needs. Finally heard is that there are other subjects in school, to verify the technological resources available in school. This research concluded that the resources used in school, is a real laboratory, where experiments are being conducted and there are reactions and results.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectSala multifuncionalpor
dc.subjectEscola regularpor
dc.titleEducação especial inclusiva e tecnologia, a importância dos recursos tecnologicos na escola regular sala multifuncional: caminhos, perspectivas e desafiospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Feira de Santana, BA, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO tema central deste trabalho é a importância dos recursos tecnológicos na escola regular para a educação de alunos surdos. Na perspectiva de que esse é mais um dos desafios da educação inclusiva. O objetivo geral deste trabalho é investigar quais são os meios de aprendizagem encontrados na sala regular e na sala de recursos multifuncionais em escola da rede pública de Feira de Santana. Para tanto se adotou uma metodologia qualitativa. Primeiro foi analisado o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico da escola para verificar as referências sobre a educação inclusiva, já que a mesma atende alunos com necessidades educacionais especiais; em seguida recorreu-se às fontes orais, geradas através da escuta junto a professores que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais. Por fim ouviram-se ainda outros sujeitos que convivem no espaço escolar, para verificar os recursos tecnológicos existente na escola. Esta pesquisa permitiu concluir que os recursos utilizados na escola, constituem-se um verdadeiro laboratório, onde se desenvolvem experiências e observam-se reações e resultados.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples