dc.contributor.advisor | Dal-Forno, Josiane Pozzatti | |
dc.creator | Moraes, Simone Becher Araujo | |
dc.date.accessioned | 2017-04-17T12:50:31Z | |
dc.date.available | 2017-04-17T12:50:31Z | |
dc.date.issued | 2011-10-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2766 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article is a resume of the concepts of assessment, distance education
and evaluation in distance education, bringing to the debate, theoretical and practical
elements. This is a review article based on conceptual national bibliographic sources.
From the data collection, can be found a great concern with the evaluation methods
in distance education and knowledge building. We conclude that there is some
concern, regarding the assessment of learning within the framework of the AVA, as
they still have been necessary and legally required classroom assessments. This
study concludes to the importance of ongoing research on the subject that deal with
distance education evaluation, since we wish to avoid repeating the same mistakes
of the presential education, which has been characterized as a model to evaluate
more concerned with the recultivation and not with the process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Avaliação da aprendizagem em educação a distância: instrumentos e processos | por |
dc.title.alternative | Assessment of learning in distance education: instruments and processes | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo faz uma retomada sobre os conceitos de avaliação, educação
à distância e de avaliação em educação à distância, trazendo para a reflexão,
elementos teóricos e práticos dentro desta temática, destacando as suas principais
características, metodologias e perspectivas. Como o presente trabalho caracterizase
por ser de revisão, ele foi embasado em pesquisa de fontes bibliográficas de
publicações nacionais que forneceram a base conceitual para estes estudos. A partir
da coleta de dados, pôde-se verificar a preocupação com os métodos avaliativos em
Educação a Distância, principalmente no que se refere à avaliação do processo de
construção do conhecimento e ao acompanhamento do professor. Pôde-se verificar
também, certa insegurança em relação à avaliação da aprendizagem no âmbito dos
AVA, uma vez que ainda têm sido necessárias e exigidas legalmente avaliações
presenciais. Este estudo finaliza-se atentando para a importância de constantes
pesquisas que versem sobre o tema avaliação em EaD, uma vez que deseja-se
evitar a repetição dos mesmos equívocos da educação presencial, que tem sido
caracterizada pelo modelo de avaliação punitiva e preocupada prioritariamente com
resultados quantitativos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |