dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | |
dc.creator | Moraes, Rita Catarina Fialho de Cerqueira | |
dc.date.accessioned | 2017-04-17T13:25:33Z | |
dc.date.available | 2017-04-17T13:25:33Z | |
dc.date.issued | 2010-12-10 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2768 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article focuses the students’ access with learning difficulties, from the Resource Room to the
Computer Laboratory with the purpose of using the computer as a methodology to improve the
practice of teaching and encouraging their learning. When the article had being built up a case
study was put into practice by applying a questionnaire to the main teacher of the class, with questions related to methodology and major learning problems presented by students. During students’ access to the Computer laboratory it was shown that the use of computers by means of
educational websites and interactive games, helped to improve learning and development skills of
reading and interpretation. Special education aims to break barriers that intercept the student’s
growing in their citizenship. However, it is necessary for teachers to establish teaching practices that value diversity, reflecting the pedagogical paradigms and introducing new methodological tools in their pedagogical. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Computador | por |
dc.subject | Sala de recursos | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Uso do computador com os alunos que frequentam a sala de recursos | por |
dc.title.alternative | The use of the computer with students who attend the resources room | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo enfatiza o acesso de alunos com dificuldades de aprendizagem, da Sala de Recursos,
ao Laboratório de Informática com a finalidade de utilizar o computador como recurso
metodológico para dinamizar a prática pedagógica e propiciar a aprendizagem dos mesmos. Na
construção do artigo realizou-se um estudo de caso, através da aplicação do questionário para o
professor regente da turma, com perguntas relacionadas à metodologia e aos principais
problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos. Durante o acesso dos alunos ao
Laboratório de Informática observou-se que o uso do computador, através dos sites educativos e
jogos interativos, contribuíram para melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento das
habilidades de leitura e interpretação. A educação especial visa quebrar barreiras que impedem o
aluno de crescer em sua cidadania. Entretanto, é necessário aos professores estabelecer práticas
pedagógicas que valorizem a diversidade, refletindo os paradigmas pedagógicos e introduzindo
novos recursos metodológicos no seu fazer pedagógico. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |