Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGracioli, Cibele Rosa
dc.creatorSilva, Erica Jose Chaves da
dc.date.accessioned2014-06-03T12:26:05Z
dc.date.available2014-06-03T12:26:05Z
dc.date.issued2013-12-21
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/276
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis paper presents a study on the perception and involvement of the Polytechnic High School teachers at a public school in relation to the topic "environment”. The restructuring of the high school placed as necessary to develop cross-cutting themes, including environmental issues . The objective of this research is to examine whether teachers are working the topic in the classroom and how these activities are developing. The research is characterized as exploratory descriptive and used in the data collection procedure such as: literature review and a structured questionnaire. The results verified that the subject, despite the efforts of some teachers, has not been developed as it should. It is an important issue and can not be used only in the disciplines of biology and geography. He must be worked through integrated with the participation of all disciplines seminar. This work resulted in a report containing information to be used in schools, training teachers and students in the pursuit of an education with environmental and social responsibility. The data were analyzed and disseminated as subsidies to help the school and the teachers, in the formation of a citizen more conscious regarding the environment where they live.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReestruturação do ensino médiopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.titleEnsino médio politécnico e o tema meio ambiente: percepção e envolvimento dos educadorespor
dc.title.alternativePolytechnic school and environment theme: perception and involvement of educatorseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre a percepção e o envolvimento dos professores do Ensino Médio Politécnico de uma escola pública com relação ao tema meio ambiente. A reestruturação do ensino médio colocou como necessário o desenvolvimento de temas transversais, entre eles a temática ambiental. O objetivo desta pesquisa é verificar se os professores estão trabalhando o tema em sala de aula e como estão desenvolvendo estas atividades. A pesquisa caracteriza-se como exploratória descritiva e utilizou-se na coleta de dados de procedimento tais como: pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário estruturado. Nos resultados verifica que o tema, apesar do esforço de alguns professores, não vem sendo desenvolvido como se deve. É um tema importante e não pode ser empregado só nas disciplinas de biologia e geografia. É preciso que ele seja trabalhado, através do seminário integrado com a participação de todas as disciplinas. Este trabalho resultou em um relatório com informações para serem empregadas na escola, na formação dos professores e alunos, na busca de uma educação com responsabilidade ambiental e social. Os dados encontrados foram analisados e divulgados como subsídios para ajudar à escola e aos professores, na formação de um cidadão mais consciente com relação ao meio onde vivem. de um cidadão mais consciente com relação ao meio onde vivem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples