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dc.creatorSantos, Jorge Luiz dos
dc.date.accessioned2023-02-02T20:33:03Z
dc.date.available2023-02-02T20:33:03Z
dc.date.issued2022-10-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27709
dc.description.abstractNão foi possível inserir o abstract.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMoodlepor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectInteraçãoeng
dc.titleUtilização do moodle nos cursos presenciais de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria - RSpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, atualmente, vêm se tornando uma realidade em nossa sociedade e tendem a exercer um papel cada vez mais importante, inclusive no contexto educacional. O objetivo deste estudo foi analisar como o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) vem sendo utilizado nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação presenciais diurnos e noturnos, em todos os Campi da Universidade Federal de Santa Maria –RS. Foram utilizados dados secundários provenientes do acervo do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Universidade Federal de Santa Maria, atualmente denominado Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE), referentes às diversas ferramentas utilizadas pelos docentes entre o primeiro semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2020. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e o teste qui-quadrado. Os resultados mostraram que, quando a análise é feita considerando todos os Centros/Campi a ferramenta mais utilizada foi o recurso arquivo (resource). Quando foi analisada a taxa de crescimento da utilização das ferramentas no período entre 2019/2 e 2020/1, houve um aumento significativo no uso destas. O Teste do Qui-Quadrado mostrou que a ferramenta resource continuou sendo a mais utilizada em 2020/1, porém com uma taxa de crescimento menor em relação às demais ferramentas. Quando verificado a existência de interação,observou-se que a interação entre docentes e alunos e entre os próprios alunos ainda está bastante baixa, e se manteve praticamente constante entre o período de 2013/1 até 2019/2, tendo aumentado no 1º semestre 2020, coma modalidade do ensino em REDE, em função do advento da pandemia - COVID-19. O produto deste estudo resultou em um relatório técnico com apresentação das estatísticas de utilização das ferramentas do Moodle no período analisado.por
dc.contributor.advisor1Moreira Junior, Fernando de Jesus
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268711809269176por
dc.contributor.advisor-co1Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.referee1Schmitz Filho, Antonio Guilherme
dc.contributor.referee2Cassanego Junior, Paulo Vanderlei
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7578035105594425por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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