Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMazzardo, Mara Denize
dc.creatorMachado, Viviane Guidotti
dc.date.accessioned2017-04-17T14:01:59Z
dc.date.available2017-04-17T14:01:59Z
dc.date.issued2010-10-04
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2771
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractWith advances in information and communication technologies, specially the Internet, the modality of distance education gets a big boost and the number of distance courses and students is increasing. The increase in the distance courses, both undergraduate and graduate school is made possible by the Internet resources through the TeachingLearning Environments. The research aimed to investigate, from the look of the student, the important contribution of teachers and tutors in discussion forums. It was developed in the qualitative perspective, based on case study. The subjects were 15 students in the Specialization Course in Information and Communication Technology Applied to Education, enrollment in 2009 / 1. For data analysis was the methodology of content analysis, according to Moraes (1999/2001). The results indicate the importance of participation of teachers and tutors in the discussion forums as mentors, guiding and motivating the teaching and learning process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectAVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem)por
dc.subjectFórumpor
dc.titleA participação dos professores e tutores nos fóruns de discussãopor
dc.title.alternativeThe participation of teachers and tutors in discussion forumseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoCom o avanço das Tecnologias de informação e Comunicação, principalmente a Internet, a modalidade de educação a distância ganha um grande impulso e o número de cursos e estudantes a distância é cada vez maior. O aumento de cursos na modalidade a Distância, tanto na graduação como na Pósgraduação é possibilitada pelos recursos da Internet através dos Ambientes Virtuais de EnsinoAprendizagem. A pesquisa teve o objetivo investigar, a partir do olhar do aluno, a importância da contribuição dos professores e tutores nos fóruns de discussão. Foi desenvolvida sob a perspectiva qualitativa, baseada em Estudo de Caso. Os sujeitos foram 15 alunos do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, ingresso em 2009/1. Para a Coleta de Dados, foram utilizados questionários semiestruturados. Para análise dos dados coletados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo, segundo Moraes (1999/2001). Os resultados apontam para importância da participação dos professores e tutores nos fóruns de discussão como orientadores, norteadores e motivadores no processo de ensino aprendizagem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples