dc.contributor.advisor | Perez, Susana Graciela Perez Barrera | |
dc.creator | Merlo, Sandra | |
dc.date.accessioned | 2017-04-20T12:42:26Z | |
dc.date.available | 2017-04-20T12:42:26Z | |
dc.date.issued | 2008-10-25 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2775 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The current article aims to approach the question of the pupils with High
abilities/Superendowment and their inclusion at school of the regular net of
education, as well as aspects which involve the initial and continued formation of
teachers who work with these pupils. For that, it was carried out a bibliographical
research upon the focused theme. The pupils who have High
abilities/Superendowment are those who have a high performance with reference to
their classmates, high creativity and involvement in the accomplishment of the works.
Moreover, they have an exceptional curiosity about the most varied aspects what
bring difficulties to their adaptation at school since it presents an automatic
resistance to the education innovations, as the inclusion and what is different, like the
pupils with High abilities/Superendowment. It fits, therefore, to the teacher to make it
possible the integration of these pupils to the school context and one of the ways to
make it is to have knowledge about the High abilities as well as initial and continued
(in)formation. Through it, it is possible the solution of the problems that these pupils
find in classroom, what results in the development of their potentialities, as well as a
successful permanence of this pupil in the Regular Net of Education. When finishing
this study, it is stand out that to fight for an inclusive school that searches for a
curriculum reformulation of schools, as well as the courses of formation of teachers,
in order to answer to the specific necessities of each pupil with High
abilities/Superendowment, be one of the principal challenges to be concretized. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Formação do professor | por |
dc.title | O aluno com altas habilidades/superdotação e sua inclusão na escola | por |
dc.title.alternative | The pupil with high abilities/superendowment and his inclusion at school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem por objetivo abordar a questão dos alunos com Altas
habilidades/Superdotação e sua inclusão na escola da rede regular de ensino, bem
como aspectos que envolvem a formação inicial e continuada de professores que
trabalham com esses alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica
sobre o tema focado. Os alunos que possuem Altas Habilidades são aqueles que
possuem um desempenho maior em relação a seus colegas, elevada criatividade e
envolvimento na realização das tarefas. Além disso, possuem uma curiosidade
excepcional sobre assuntos dos mais variados, o que dificulta sua adaptação na
escola, já que esta apresenta uma resistência automática às inovações
educacionais, como a inclusão e ao que é diferente, como os alunos com Altas
Habilidades/Superdotação. Cabe, portanto ao professor possibilitar a integração
desses alunos ao contexto escolar e, uma das maneiras de realizá-la, é ter
conhecimento sobre as Altas habilidades, bem como (in)formação inicial e
continuada. Através disso, é possível a solução dos problemas que esses alunos
encontram em sala de aula, resultando no desenvolvimento de suas potencialidades,
bem como a permanência bem sucedida desse aluno na Rede Regular de Ensino.
Ao finalizar esse estudo, pontua-se que lutar por uma escola inclusiva que busque
uma reformulação curricular das escolas, bem como dos cursos de formação de
professores, a fim de responder às necessidades específicas de cada aluno com
Altas Habilidades/Superdotação, seja hoje um dos principais desafios a serem
concretizados. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |