Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGermani, Larice Maria Bonato
dc.creatorMezzomo, Gislaine Gundel
dc.date.accessioned2017-04-20T14:33:20Z
dc.date.available2017-04-20T14:33:20Z
dc.date.issued2008-10-25
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2780
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.por
dc.description.abstractNowadays, one of the greatest challenges of education is to offer good quality education to everyone, considering the diversity and the differences, and respecting each student’s specificities. Educating in an inclusive context requires not only a change in the teachers’ attitude, but also a change in all the segments that are involved in this task (school x family x society).The present article aims to analyze the change in the posture of the school, more specifically the teacher’s, when receiving a student with high abilities/giftedness amidst so much diversity. The development of this subject was enabled through a study case, which was focused on identifying the pedagogical strategies that potentialized the learning process of the students with high abilities/giftedness in the regular teaching classroom. The lack of knowledge with regards to high abilities/giftedness, the myths that label such students, the closed curriculums and the pedagogical practices directed to average and bellow average students are some of the barriers that need to be overcome for that the specificities of students with high abilities/giftedness be respected and their potential be stimulated and developed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleO papel do professor do ensino regular e do professor especializado enquanto parceiros no processo de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação na rede regular de ensinopor
dc.title.alternativeThe role of the regular teaching teacher and the specialized one as partners in the inclusion process of students with high abilities/giftedness in regular teaching schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial - Altas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.description.resumoUm dos maiores desafios da educação atualmente é oferecer uma educação de qualidade a todos, considerando a diversidade, a diferença e respeitando a especificidade de cada um. Educar no contexto da educação inclusiva requer uma mudança de atitude, não só dos professores, mas de todos os segmentos envolvidos nesta tarefa: escola, família, sociedade. O presente artigo tem por objetivo analisar a mudança de postura da escola, mais especificamente do professor, ao receber, em meio a tanta diversidade, um aluno com indicadores de altas habilidades/superdotação. Para desenvolver este assunto, foi realizado um estudo de caso, onde o foco foi identificar as estratégias pedagógicas que potencializam o processo de aprendizagem do aluno com altas habilidades/superdotação na sala de aula do ensino regular. A falta de conhecimento a respeito das altas habilidades/superdotação, os mitos que rotulam tais alunos, os currículos fechados e as práticas pedagógicas voltadas para o aluno médio e abaixo da média são algumas das barreiras que precisam ser derrubadas, para que as especificidades do aluno com altas habilidades/superdotação sejam respeitadas e seu potencial seja estimulado e desenvolvido.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples