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dc.contributor.advisorCarnielutti, Fernanda de Morais
dc.creatorMartinelli, Luiz Fernando
dc.date.accessioned2023-02-15T12:48:33Z
dc.date.available2023-02-15T12:48:33Z
dc.date.issued2023-01-27
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationMARTINELLI, L. F. Desenvolvimento de um sistema de medição de nível de combustível não invasivo para um protótipo tipo Baja SAE. 2022. 74 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27810
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Controle e Automação, RS, 2022.por
dc.description.abstractMonitoring some critical variables helps the pilot when making decisions, such as the best time for a fuel stop. Motivated by this situation, this work presents the development stages of a fuel level sensor, aimed at the application in a vehicular prototype of the Baja SAE category. The sensor is proposed for use with the Briggs & Stratton model 799863 fuel tank, given the geometric characteristics of this tank, which impacts the geometry of the transducer. This device is basically composed of three functional blocks. The first one is responsible for identifying the fuel level present in the tank, through the insertion of electrodes in cavities in the lower part of the tank, which act as a capacitor, and the variation of this capacitance changes the output frequency of an oscillator circuit. The second block has a frequency-voltage converter circuit, which allows the interpretation of the level information, through an electrical variable. And, finally, the last block is responsible for conditioning the signal, adjusting the voltage level, to ensure safety and compatibility with the microcontroller that will receive this signal. The proposed solution presented promising results in the simulation and individual testing stages, however in the final application, the result was not as expected, due to repeatability problems in the measured capacitance values.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBaja SAEpor
dc.subjectCapacitor variávelpor
dc.subjectSensor de nívelpor
dc.subjectMedição não invasivapor
dc.subjectVariable capacitoreng
dc.subjectLevel sensoreng
dc.subjectNon-invasive measurementeng
dc.titleDesenvolvimento de um sistema de medição de nível de combustível não invasivo para um protótipo tipo Baja SAEpor
dc.title.alternativeDevelopment of a non-invasive fuel level measurement system for a Baja SAE prototypeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia de Controle e Automaçãopor
dc.description.resumoO acompanhamento de algumas variáveis críticas auxilia o piloto na hora da tomada de decisões, como por exemplo, o melhor momento para a parada de abastecimento. Motivado por essa situação, neste trabalho serão apresentadas as etapas do desenvolvimento de um sensor de nível de combustível, voltado à aplicação em um protótipo veicular da categoria Baja SAE. O sensor é proposto para utilização junto ao tanque de combustível da marca Briggs & Stratton modelo 799863, dado as características geométricas desse tanque, o que impacta na geometria do transdutor. Esse dispositivo é composto basicamente por 3 blocos funcionais. O primeiro é responsável por identificar o nível de combustível presente no tanque, através da inserção de eletrodos em cavidades na parte inferior do mesmo, que atuam como um capacitor, e a variação dessa capacitância altera a frequência de saída de um circuito oscilador. O segundo bloco conta com um circuito conversor frequência-tensão, o que permite interpretar a informação de nível, através de uma variável elétrica. E, por fim, o último bloco é responsável pelo condicionamento do sinal, adequando o nível de tensão, para garantir a segurança e a compatibilidade com o microcontrolador que irá receber este sinal. A solução proposta apresentou resultados promissores nas etapas de simulação e testes individuais, entretanto na aplicação final, o resultado não foi conforme o esperado, devido a problemas de repetibilidade nos valores de capacitância medidos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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