dc.contributor.advisor | Rech, Andréia Jaqueline Devalle | |
dc.creator | Moreira, Lídia Mari dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2017-04-20T14:55:39Z | |
dc.date.available | 2017-04-20T14:55:39Z | |
dc.date.issued | 2008-10-25 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2781 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The article of the specialization course in special education in high
abilities/superendowment will explain the result of a research that had as
theme: pupils’ tification with indicators of high abilities/superendowment in the
municipality of Nova Palma – Rio Grande do Sul state. This research had as
aims to identify pupils of a 4th year with indicators of high
abilities/superendowment and to suggest strategies to the teacher, and so, to
potencialize these identified characteristics. the proposal was carried out at
tiradentes basic education state school located in the urban zone of Nova
Palma municipality in Rio Grande do Sul state which attends nowadays, 730
pupil’ distributed between basic education and young and adult education –
EJA. We can say that they belong to the low middle social economic level.
Chosen us to delimit the research in a class of the 4 th year, is had previous
contact with the regent teacher of class that related to me that there were pupils
who distinguished themselves in some areas. To seek to answer the objectives
that this research is proposed, some instruments of data collecting were
selected: a semi structured interview with the regent teacher of the class,
application of the questionnaires with the segments teacher, pupils and
parents.. The teacher's contribution to the data collected through observation of
the learning process of students of their participation in the activities of the
classroom as well as the various activities of daily escolar.Os parents were also
subject of this research helping with data through observation expressions and
the potential of your child in the household and society. The synthesis of this
information enables the identification of the skills of students in this search. The
accomplishment of this research was important so that, in a future perspective,
actions can be done in the sense to assure to this minority the warranty of an
specialized educational attendance according to what is preconized by the
public policies. And, in the direction of what is required to use the maximum of
their potential in a constructive and fruitful for their development. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Superdotação | por |
dc.subject | Altas habilidades | por |
dc.subject | Nova Palma (RS) | por |
dc.title | Identificação de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação no município de Nova Palma - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação | por |
dc.description.resumo | O artigo do Curso de Especialização em Educação Especial em Altas
Habilidades/Superdotação explicitará o resultado de uma pesquisa, que teve
como tema: Identificação de alunos com indicadores de Altas
Habilidades/Superdotação, no Município de Nova Palma, – RS. Esta pesquisa
teve como objetivos identificar alunos de uma 4ª série com indicadores de Altas
Habilidades/Superdotação e sugerir estratégias à professora e assim,
potencializar essas características identificadas. A proposta foi realizada na
Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes, localizada na zona urbana do
município de Nova Palma no estado do Rio Grande do Sul, que atende
anualmente, 730 alunos distribuídos entre Educação básica e Educação de
Jovens e Adultos - EJA. Pode-se dizer, que os mesmos pertencem ao nível
sócio-econômico médio-baixo. Para buscar responder aos objetivos que esta
pesquisa se propôs, alguns instrumentos de coleta de dados foram
selecionados: entrevista semi-estruturada com a professora regente da classe
e aplicação dos questionários com os segmentos professor, aluno e pais. A
professora contribuiu com a pesquisa através da observação do processo de
aprendizagem do aluno, de sua participação nas atividades de sala de aula,
bem como as diferentes atividades do cotidiano escolar. Os pais, também,
foram sujeitos desta pesquisa ajudando com os dados através da observação
das expressões e potencialidade de seu filho, no ambiente doméstico e social.
A síntese dessas informações permite a identificação das habilidades dos
alunos, desta pesquisa. A realização desta pesquisa foi importante para que,
numa perspectiva futura possam-se concretizar ações no sentido de assegurar,
a esta minoria, a garantia de um atendimento educacional especializado
conforme preconizam as Políticas Públicas. Bem como, na direção do que é
necessário para a utilização do máximo do seu potencial, de forma construtiva
e enriquecedora para seu desenvolvimento. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |