Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLourega, Luciana Vescia
dc.creatorMartins, Juliano Paines
dc.date.accessioned2017-04-27T14:48:08Z
dc.date.available2017-04-27T14:48:08Z
dc.date.issued2011-10-29
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2804
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe presente study is a reporting of teaching experience in the computer lab which aimed to analyze the reading and text production developed in a software comic book (web comic) called machine comics with students from 5th grade (6th grade) elementary school of High School Emílio Alves Nunes, in the municipality of Herveiras, the central region of RS. Was used as a research methodology questionnaire sent to students then to be collected quantitative data where it was appointed the interest and disinterest of the participants against the possibility of to realize reading and text production in a virtual environment different of printed materials used in the regular classroom. During the development of teaching practice observed the language competence of students in appropriating of written and images in text production. At the end it was conclude that the interaction and integration between education technologies the content in reading and text production reflect a new approach in to generate teaching learning in discipline of Portuguese Language.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura e produção textualpor
dc.subjectSoftware de história em quadrinhospor
dc.subjectEnsino e aprendizagem no ensino fundamentalpor
dc.titleTecnologias na sala de aula: o uso do software de história em quadrinhos na análise de produção textual na disciplina de Língua Portuguesapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo trata de um relato de experiência docente no laboratório de informática que teve como objetivo analisar a leitura e produção textual desenvolvida em um software de história em quadrinhos (Webcomic) chamado máquina de quadrinhos com alunos da 5ª série (6º ano) do ensino fundamental da Escola de Ensino Médio Emílio Alves Nunes, situada no município de Herveiras, região central do RS. Utilizou-se como metodologia na pesquisa um questionário emitido aos alunos para depois ser coletado dados quantitativos onde foi apontado o interesse e desinteresse dos participantes frente à possibilidade de realizar leitura e produção textual em um ambiente virtual diferenciado dos materiais impressos usados na sala de aula regular. Durante o desenvolvimento da prática pedagógica observou-se a competência linguística do aluno em apropriar-se de escritas e imagens na produção de texto. Ao final conclui-se que a interação e inserção entre tecnologias educativas aos conteúdos em leitura e produção textual refletem uma nova abordagem em gerar ensino aprendizagem na disciplina de língua portuguesa.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples