Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTybusch, Jerônimo Siqueira
dc.creatorMedeiros, Leomar Borba
dc.date.accessioned2017-04-27T15:01:24Z
dc.date.available2017-04-27T15:01:24Z
dc.date.issued2011-10-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2805
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article is a partial result of analysis carried out regarded to the potential of Information Technology and Communication (ITC) applied to Elementary Education. Based on investigative experiences in the classroom, first we analysed some issues concerning to the deployment of the Information Technology and Comunication applied to the learning – teaching process in education at elementary schools ,,located in the rural area of the municipality of Jóia /RS. The methods used in the development of practical activities such as community interviews, activities in the computer laboratory and the use of other audio visual resources in the classroom and extra-classroom, have become during the school year instrument of analysis and diagnosis of paradidatic potential and the problematic of contemporay education. Relating the importance of computational methods in education and the use of “new” technologies and their appliation to education , new questions have come up regarding to the introduction of information technology in elementary education. Thus the subject of this article is the search for the implementation and establishment of a real informational pedagogic educational practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNovos paradigmas educacionaispor
dc.subjectTecnologia aplicadas à educaçãopor
dc.subjectDesafios da educação contemporâneapor
dc.titleAplicabilidade de tecnologias da informação e comunicação para a educação rural: uma análise de desafios e perspectivaspor
dc.title.alternativeApplicability information technology and communication for rural education: an analyzer challenges and prospectseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA busca pela concretização e constituição de uma prática educativa pedagógica informacional concreta, é o principal objeto deste artigo. Este artigo é resultado, parcial, de analises realizadas em relação as potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Aplicadas à Educação básica. Baseada nas experiências investigativa em sala de aula, primeiramente analisou-se algumas questões referentes à implantação das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem na educação em nível fundamental em escolas localizadas na área rural do município de Jóia/ RS. Os métodos usados no desenvolvimento das atividades práticas realizaram-se como entrevistas com a comunidade, atividades no laboratório de informática, e a utilização de outros recursos em sala de aula e extraclasse; tornaram-se, no decorrer do ano letivo, instrumento de análise e diagnostico das potencialidades paradidáticas e da problemática da educação contemporânea. Relacionando importância da implantação dos meios computacionais atuais na educação e o uso das “novas” tecnologias e sua aplicação à educação, fez surtir novos questionamentos em relação à introdução da informática na educação básica.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples