dc.contributor.advisor | Tybusch, Jerônimo Siqueira | |
dc.creator | Medeiros, Leomar Borba | |
dc.date.accessioned | 2017-04-27T15:01:24Z | |
dc.date.available | 2017-04-27T15:01:24Z | |
dc.date.issued | 2011-10-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2805 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article is a partial result of analysis carried out regarded to the potential of Information Technology and Communication (ITC) applied to Elementary Education. Based on investigative experiences in the classroom, first we analysed some issues concerning to the deployment of the Information Technology and Comunication applied to the learning – teaching process in education at elementary schools ,,located in the rural area of the municipality of Jóia /RS. The methods used in the development of practical activities such as community interviews, activities in the computer laboratory and the use of other audio visual resources in the classroom and extra-classroom, have become during the school year instrument of analysis and diagnosis of paradidatic potential and the problematic of contemporay education. Relating the importance of computational methods in education and the use of “new” technologies and their appliation to education , new questions have come up regarding to the introduction of information technology in elementary education. Thus the subject of this article is the search for the implementation and establishment of a real informational pedagogic educational practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Novos paradigmas educacionais | por |
dc.subject | Tecnologia aplicadas à educação | por |
dc.subject | Desafios da educação contemporânea | por |
dc.title | Aplicabilidade de tecnologias da informação e comunicação para a educação rural: uma análise de desafios e perspectivas | por |
dc.title.alternative | Applicability information technology and communication for rural education: an analyzer challenges and prospects | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A busca pela concretização e constituição de uma prática educativa pedagógica informacional concreta, é o principal objeto deste artigo. Este artigo é resultado, parcial, de analises realizadas em relação as potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Aplicadas à Educação básica. Baseada nas experiências investigativa em sala de aula, primeiramente analisou-se algumas questões referentes à implantação das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem na educação em nível fundamental em escolas localizadas na área rural do município de Jóia/ RS. Os métodos usados no desenvolvimento das atividades práticas realizaram-se como entrevistas com a comunidade, atividades no laboratório de informática, e a utilização de outros recursos em sala de aula e extraclasse; tornaram-se, no decorrer do ano letivo, instrumento de análise e diagnostico das potencialidades paradidáticas e da problemática da educação contemporânea. Relacionando importância da
implantação dos meios computacionais atuais na educação e o uso das “novas” tecnologias e sua aplicação à educação, fez surtir novos questionamentos em relação à introdução da informática na educação básica. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |